Afonso Rodrigues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo Afonso Rodriguez
A Visão de Afonso Rodriguez, por Francisco de Zurbarán
Nascimento 25 de Julho de 1532 em Segóvia, Espanha
Morte 31 de Outubro de 1617
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 1825
Canonização 6 de Setembro de 1887
Principal templo Maiorca
Festa litúrgica 31 de Outubro
Gloriole.svg Portal dos Santos

Santo Afonso Rodriguez SJ, nascido Alonso Rodríguez, (Segóvia, 25 de Julho de 1532Palma de Maiorca, 31 de outubro de 1617) foi um leigo consagrado jesuíta espanhol.

Pertencente a uma família cristã, foi filho de Diego Rodríguez e Maria Gómez. Segundo de onze irmãos. teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Suarez, com quem teve três filhos, perdendo dois, ficando viúvo aos 32 anos. Ao entrar em crise espiritual por esse motivo, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Superando isso, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como irmão, e depois do noviciado, foi enviado para o colégio de formação.

No colégio, desempenhou os ofícios de porteiro e a todos prestava vários serviços, e dentre as virtudes que conquistou, foi, para os fiéis, a obediência a sua prova de verdadeira "humildade".

Tinha como regra: "Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a vontade divina". Este "Santo", com sua "espiritualidade", alegadamente ajudou a muitos, principalmente São Pedro Claver, que viveu algum tempo em Maiorca, quanto ao futuro apostolado na Colômbia.

Se fizera famosa a austeridade e o rigor de sua vida, sua entrega à oração, a obediência absoluta e a absorção pelos assuntos espirituais. Difundiu e popularizou o Oficio Menor da Imaculada Conceição.

Santo Afonso Rodrigues, sofreu muito antes de morrer em 31 de outubro de 1617. A sua festa celebra-se no dia 31 de Outubro, dia da sua morte, sendo sepultado na igreja de Monte Sião em Mallorca. É considerado símbolo da espiritualidade dos irmãos Auxiliares jesuítas.

Santo Afonso Rodriguez não foi ordenado sacerdote. Irmão leigo é uma pessoa que faz os votos religiosos numa ordem Religiosa, no caso dele, A Companhia de Jesus, porem não é sacerdote ou padre. Corresponde ao frei ou monge. Embora muitos frades e monges depois sejam ordenados sacerdotes.

Foi declarado venerável em 1626. Em 1633, O Conselho Geral de Mallorca escolheu-o como um dos padroeiros da cidade e da ilha. Em 1760, Clemente XIII decretou que "as virtudes do venerável Afonso se tinham provado que eram dum grado heroico", mas a supressão de Companhia de Jesus na Espanha em 1773 atrasou a sua beatificação até 1825, ocorrendo no dia 15 de Janeiro, pelo papa Leão XII. Foi canonizado a 15 de Janeiro de 1888 pelo papa Leão XIII.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Afonso Rodrigues