Aleksandr Potebnia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aleksandr Potebnia
Potebnia, 1892.
Nome completo Oleksander Opanasovich Potebnia
Nascimento 22 de Setembro de 1835
Havrylivka
Morte 11 de dezembro de 1891 (56 anos)
Kharkiv
Nacionalidade Ucrânia ucraniano
Ocupação Linguista
Influências
Influenciados

Aleksandr Potebnia (nascido: Oleksander Potebnja; Havrylivka, 22 de setembro de 1835 - Kharkiv, 11 de dezembro de 1891) foi um linguista, folclorista e literato da Ucrânia, membro-correspondente da Imperial Academia Russa de Ciências que influenciou fortemente o simbolismo russo. Especializou-se em filosofia da linguagem, fonética histórica eslava, etmologia. Seu nome torna-se central no debate estético do século XX pelos questionamentos feitos à suas idéias pelos formalistas russos e pelo estruturalismo.

John Fizer descreve que Potebnja foi influenciado pelas idéias de linguagem em Kant e Humboldt, fundamentalmente pelas formulações da psicolinguística que se encontram em seus trabalhos sobre linguagem, mitologia e folclore. Potebnia utiliza conceitos como forma interior, enegia, polisemia e a semiose do discurso poético. Muito das teorias de Potebnia encontram similaridades com o trabalho de Benedetto Croce, Leo Spitzer e Charles Sanders Peirce.

Debate com os formalistas[editar | editar código-fonte]

Conforme Potebnia a função da imagem é procurar semelhança entre coisas diferentes facilitar o conhecimento. Por isso, a imagem devia ser mais simples do que aquilo que explica.

Contrariando essas noções, Chklovski negou a idéia da imagem como instrumento conhecido e propôs que ela fosse utilizada para se atingir o desconhecido, assim como demonstrou que os autores e as escolas não criam as próprias imagens. Assim os formalistas se opuseram a uma das idéias centrais do pensamento de Poetbnia, a "arte como pensamento em imagens", afirmavam que Poetbnia não distinguia entre a linguagem da poesia e a da prosa.

Ignorando assim o que para os formalistas é central, ou seja que há duas formas de imagem, a imagem como significado prático das coisas, nas palavras, e a imagem como poética.

Segundo Chklovski, a arte, em sentido contrário ao usual da palavra de cada idioma, procura remover o objeto da percepção comum ou questionar a percepção automática do ser humano de várias formas. As imagens assim são um dos dispositivos pelos quais o poeta singulariza o texto, mediante a produção do estranhamento. A arte é assim um conjunto de atitudes rumo ao desvio da linguagem comum em favor do insólito e do imprevisto.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Chekhovych, K. Oleksander Potebnia: Ukraïns’kyi myslytel’-lingvist (Warsaw 1931)

Shevelov, G.Y. ‘Alexander Potebnja as a Linguist,’ AUA, 5, nos 2–3 (1956)

Bilodid, I.; et al (eds). O.O. Potebnia i deiaki pytannia suchasnoï slavistyky (Kharkiv 1962)

Tsiluiko, K.; et al (eds). Oleksandr Opanasovych Potebnia: Iuvileinyi zbirnyk do 125-richchia z dnia narodzhennia (Kyiv 1962)

Franchuk, V. Oleksandr Opanasovych Potebnia (Kyiv 1975; rev edn, Kyiv 1985)

Presniakov, O. A.A. Potebnia i russkoe literaturovedenie kontsa XIX–nachala XX veka (Saratov 1978)— Poetika poznaniia i tvorchestva: Teoriia slovesnosti A.A. Potebni (Moscow 1980)

Izhakevych, H.; et al (eds). Potebnians’ki chytannia (Kyiv 1981)

Franchuk, V. (ed). Naukova spadshchyna O.O. Potebni i suchasna filolohiia: Do 150-richchia z dnia narodzhennia O.O. Potebni; Zbirnyk naukovykh prats’ (Kyiv 1985)

Fizer, J. Alexander A. Potebnja's Psycholinguistic Theory of literature: A Metacritical Inquiry (Cambridge, Mass 1986)

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Teoria da literatura: formalistas russos, organização de Dionísio de Oliveira Toledo e prefácio de Boris Schnaiderman. Porto Alegre, Editora Globo, 1971.
  • Modern literary theory: a reader, editado por Philip Rice e Patricia Waugh. Londres, Arnold, 1996.
  • Narrative composition: a link between german and russian poetics, de Lubomír Dolezel. em:Russian formalism. A collection of articles and texts in translation, editado por Stephen Bann e John E. Bowlt. Edimburgo, Scottish Academic Press, 1973.
  • Russian formalism: history, doctrine, de Victor Erlich. The Hague/Paris, Mouton, 1969.
  • Alexander A. Potebnja's Psycholinguistic Theory of Literature: A Metacritical Inquiry de John Fizer. Harvard Series in Ukrainian Studies, 1988.
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.