Anari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Queijo Anari.

O queijo Anari é um queijo leve, produzido em Chipre. Embora menos conhecido do que outro famoso queijo cipriota, o halloumi, começou a ganhar popularidade recentemente. Um dos principais produtores da ilha ganhou uma medalha de prata em 2005 no "World Cheese Awards", na Grã-Bretanha.[1]


Produção[editar | editar código-fonte]

O soro do leite em geral é um sub-produto no processo de produção de outros queijos, incluindo o halloumi e o kefalotyri.[2] O soro é aquecido gradualmente a 65oC em uma tigela grande. Uma pequena quantidade de leite de cabra ou ovelha (5-10%) pode ser adicionada nesta temperatura, a fim de melhorar a qualidade final do produto. A temperatura então é aumentada até o ponto de ebulição, enquanto a mistura é mexida. A 80-85 oC, pequenos coalhos começam a se formar e são removidos da superfície com uma escumadeira ou um passador. Eles são colocados em um recipiente que permite a drenagem futura, depois cortados em cubos de aproximadamente 10 cm.[3] Excluindo a drenagem, esse processo dura em média 1 hora.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Nesta forma simples, descrita acima, o anari tem aparência de giz branco e consistência muito macia, similar aos queijos mizithra, cottage e ricota. Geralmente adiciona-se sal ao produto, que é seco com um aquecimento leve e maturação, a fim de criar uma variante extremamente dura e não perecível.

Usos culinários[editar | editar código-fonte]

  • Deve ser consumido logo após sua produção, fresco. Os locais o consomem no café da manhã, misturado com xaropes ou mel
  • Bourekia é um prato cipriota tradicional de massa, com vários recheios à base de anari
  • Chessecakes são similares ao bourekia, mas com cobertura
  • O anari seco é muito duro para ser cortado, sendo usado mais como acompanhamento para massas ou molhos mais espessos

Fatos nutricionais[editar | editar código-fonte]

Cem gramas de anari fresco têm uma composição típica de:[4]

Gordura 15g
Carbohidratos 2g
Proteínas 11g
Energia 195kcal
Colesterol 80 mg

Referências

  1. The Guild of Fine Food Retailers: World Cheese Awards 2005.
  2. (Junho 2004) "Detection of milk mixtures in Halloumi cheese" 87: 1595–600. DOI:10.3168/jds.S0022-0302(04)73313-5. PMID 15453472.
  3. R.P. Aneja,. Technology of Traditional Milk Products in Developing Countries (Fao Animal Production and Health Paper). [S.l.]: Food & Agriculture Org. p. 214. ISBN 92-5-102899-0.
  4. Christis Dairy: Nutritional information on anari cheese.