Anser caerulescens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAnser caerulescens
ganso-das-neves
C. c. caerulescens (forma branca)

C. c. caerulescens (forma branca)
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Subfamília: Anserinae
Tribo: Anserini
Género: Anser
Espécie: A. caerulescens
Nome binomial
Anser caerulescens
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica
Azul: área de nidificação; ocre: área de invernagem.
Azul: área de nidificação; ocre: área de invernagem.
Subespécies
  • A. c. caerulescens (Linnaeus, 1758)
  • A. c. atlanticus (Kennard, 1927)
Sinónimos

Anser caerulescens (Linnaeus, 1758), conhecido pelo nome comum de ganso-das-neves, é uma espécie de ave anseriforme da família Anatidae. A espécie tem distribuição natural nas costas do Oceano Árctico, onde nidifica em áreas pantanosas da tundra do Canadá, Alasca, Gronelândia e no extremo oriental da Sibéria. É uma ave social, mesmo durante a nidificação, que se alimenta escavando na lama em busca de raízes e bolbos, ingerindo também rebentos e folhas tenras. Após a nidificação, que ocorrem em colónias com ninhos muito próximos, este gansos migram em bandos, algumas vezes com vários milhares de indivíduos, para passar o inverno em pântanos e pradarias na região central e meridional da América do Norte.

A espécie é considerada por alguns taxonomistas como parte do género Chen.[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

A espécie apresenta dois tipos de plumagem, comum mesmo entre os indivíduos pertencentes à mesma população: (1) uma forma (ou morfo) branca, com plumagem branca, excepto as pontas das asas, que são negras; e (2) a forma azulada, com plumagem cinzento-azulada, excepto na cabeça, que é branca. Estas formas foram inicialmente identificadas como espécies distintas, mas posteriormente confirmou-se que eram duas formas da mesma espécie, determinadas apenas pelos genes da plumagem.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

Existem duas subespécies distintas de Anser caerulescens:[3]

  • Anser caerulescens caerulescens — de menor corpulência, habita desde a região centro-setentrional do Canadá até ao Estreito de Bering. Este ganso mede entre 63 a 79 cm de altura e pesa de 2 a 2,7 kg.
  • Anser caerulescens atlanticus — nidifica no nordeste do Canadá e na Gronelândia. O peso médio desta subespécie é de 3,2 kg e mede 79 cm de altura média, ainda que se tenham encontrado espécimes com 4,5 kg de peso.

A envergadura alar para ambas subespécies é de 135 a 165 cm. O polimorfismo azul é mais raro entre os membros das populações orientais de A c. caerulescens.

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Herrera, Néstor; Rivera, Roberto; Ibarra Portillo, Ricardo & Rodríguez, Wilfredo (2006): Nuevos registros para la avifauna de El Salvador. ["New records for the avifauna of El Salvador"]. Boletín de la Sociedad Antioqueña de Ornitología 16(2): 1–19. [Spanish with English abstract]
  • Johnson, Mike. 1997. The snow goose population problem. Northern Prairie Wildlife Research Center Online. (Version 16 July 97).
  • Mowbray, Thomas B., Fred Cooke and Barbara Ganter. 2000. Snow Goose (Chen caerulescens), The Birds of North America Online (A. Poole, Ed.). Ithaca: Cornell Lab of Ornithology; Retrieved 2009-04-10.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Anser caerulescens
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Anser caerulescens

Galeria[editar | editar código-fonte]