Archaeoceratops

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Archaeoceratops
Intervalo temporal: Cretáceo Inferior
125 Ma
Archaeoceratops oshimai
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Ornithischia
Subordem: Ceratopsia
Infraordem: Neoceratopsia
Família: Archaeoceratopsidae
Gênero: Archaeoceratops
Dong & Azuma, 1997
Espécies
  • A. oshimai Dong & Azuma, 1997 (tipo)
  • A. yujingziensis You et al., 2010[1]

Archaeoceratops, que significa "antiga cara com chifres", era uma espécie de dinossauro neoceratopsiano basal da fase Aptiana do Período Cretáceo, que habitou o norte da China central. Parece ter sido um bípede e bastante pequeno (cerca de 1 metro de comprimento), com uma cabeça relativamente grande. Ao contrário de muitos Ceratopsia posteriores, não tinha chifres, mas apenas um pequeno rufo ósseo projetando-se na parte de trás da cabeça.

Descoberta e Espécies[editar | editar código-fonte]

Archaeoceratops oshimai (IVPP V 11115, parátipo), pé direito em vista dorsal (barra de escala 2 cm).

Dois espécimes foram encontrados no Grupo Xinminbao, na Bacia de Gongpoquan da área Mazong Shan, na província chinesa de Gansu. A espécie-tipo, A. oshimai, foi nomeada por Dong Zhiming e Azuma, em 1997. Foi o primeiro neoceratopsiano basal descoberto nesta região. Uma segunda espécie, A. yujingziensis, foi descrita em 2010.

O espécime-tipo V11114 IVPP consiste de um esqueleto parcialmente completo, incluindo crânio, série caudal (seqüência de vértebras da cauda), pelve, e a maior parte de uma pata traseira. A segunda amostra (parátipo), IVPP V11115, consiste de um esqueleto incompleto, com uma série caudal relativamente bem preservada, um membro traseiro parcial e uma pata completamente preservada. É ligeiramente menor do que o holótipo.

Classificação[editar | editar código-fonte]

O Archaeoceratops pertencia ao grupo Ceratopsia (nome grego para "chifres"), formado por dinossauros herbívoros com bicos semelhantes ao de um papagaio, que prosperaram na América do Norte e na Ásia durante o Período Cretáceo. Em 1997, Dong e Azuma colocaram o Archaeoceratops em uma nova família, a Archaeoceratopsidae (arqueoceratopsídeos).

Dieta[editar | editar código-fonte]

O Archaeoceratops, como todos os Ceratopsia, era um herbívoro. Durante o Cretáceo, plantas com flores eram geograficamente limitadas. Assim, é provável que este dinossauro se alimentava dos vegetais predominantes da época, samambaias, cicadófitas e coníferas. Ele teria usado seu bico afiado para colher as folhas ou agulhas e picá-los antes de engoli-los.

Referências

  1. You, Hai-Lu; Tanque, Kyo; Dodson, Peter (2010). «A new species of Archaeoceratops (Dinosauria: Neoceratopsia) from the Early Cretaceous of the Mazongshan area, northwestern China». In: Ryan, Michael J.; Chinnery-Allgeier, Brenda J.; Eberth, David A. New Perspectives on Horned Dinosaurs: The Royal Tyrrell Museum Ceratopsian Symposium. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press. pp. 59–67. ISBN 978-0-253-35358-0 
  • On a primitive Neoceratopsian from the early Cretaceous of China. Dong, Z. and Azuma, Y. Sino-Japanese Silk Road dinosaur expedition, Dong, Z. (ed). China Ocean press; 68-89 (1997).
  • Redescription of neoceratopsian dinosaur Archaeoceratops and early evolution of Neoceratopsia. You, H. and Dodson, P. Acta Palaeontologica Polonica 48 (2); 261-272 (2003).
  • Archaeoceratops in the Dino Directory
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.