Arepa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arepa de milho sendo cozida à lenha.

A arepa é um prato de massa de pão feito com milho moído ou com farinha de milho pré-cozido nas culinárias populares e tradicionais da Colômbia, Venezuela e Panamá (onde é conhecido como tortilla e changa). É um dos pratos tradicionais e emblemáticos da Colômbia e Venezuela.[1] [2] É também um prato comum nas Ilhas Canárias devido à emigração venezuelana.[carece de fontes?]

História[editar | editar código-fonte]

A arepa era preparada e consumida pelos ameríndios do atual território da Colômbia, Venezuela e Panamá antes da chegada dos espanhóis; hoje é considerada um ícone gastronômico da Colômbia e Venezuela, e uma herança comum compartilhada por essas nações.

A referência mais antiga ao vocábulo arepa é fornecido a Galeotto Cei em sua «Viaje y descripción de las Indias (1539-1553)»:[3]

Eles fazem um outro tipo de pão com milho da maneira que fazem as tortilhas, de um dedo de espessura, redondo e grande como um prato francês, ou um pouco a menos, e os põe para cozinhar em uma frigideira sobre o fogo, espalhando-a com graxa para evitar a degola, virando até ficar cozido em ambos os lados e a esta classe os chamam fecteguas areppas.
G. Cei

Referências

  1. Revista Semana. La arepa. Visitado em 3-1-2011.
  2. VenezuelaTuya.com. La Arepa venezolana y sus variaciones. Visitado em 13-03-2011.
  3. Luciana de Stefano. Los indigenismos en el "Viaje y descripción de las Indias (1539-1553)" de Galeotto Cei.. [S.l.: s.n.], 2002. 55-56 pp.
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arepa