Armilústrio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Armilústrio (em latim: Armilustrium) era um festival da antiga religião romana celebrado em homenagem a Marte, o deus da guerra, em 19 de outubro.[1] Nesta data, as armas dos soldados romanos eram ritualmente purificadas e armazenadas durante o inverno.

O termo também designava o grande espaço aberto no monte Aventino onde o festival era celebrado.[2]

Ritual[editar | editar código-fonte]

O exército se reunia no Circo Máximo e se preparava com flores para uma revista das tropas. O ritual contava ainda com a presença de trumpetistas. Os romanos, por sua vez, se reuniam com suas armas e armaduras no "Armilústrio", no Aventino, de onde saíam em procissão com tochas e realizavam sacrifícios. Os sacerdotes de Marte conhecidos como sálios aparentemente também participavam da cerimônia.

Os festivais associados a Marte eram celebrados geralmente em março (o mês latino de Martius), batizado em sua homenagem, e em outubro, marcando o começo e o fim da época de campanhas militares. Entre os principais festivais estavam a Equírria, a corrida de carruagens sagrada, realizada em 27 de fevereiro e 14 de março, o Cavalo de Outubro, sacrificado em 15 de outubro, a Agonália, em 17 de março, o Quinquatro, outro ritual de purificação das armas antes da época das campanhas, em 19 de março, o Armilústrio e o Tubilústrio, a "purificação das trombetas", em 23 de outubro.

Referências

  1. H.H. Scullard, Festivals and Ceremonies of the Roman Republic (Cornell University Press, 1981), p. 195.
  2. Henry Nettleship (1 de julho de 2010). Contributions to Latin Lexicography. [S.l.]: Cambridge University Press. pp. 283–. ISBN 978-1-108-01272-0 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]