Ashoka Empreendedores Sociais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ashoka Empreendedores Sociais é uma organização internacional sem fins lucrativos, com foco em empreendedorismo social, fundada por Bill Drayton em 1981. No Brasil, atua desde 1987.

A missão da Ashoka é contribuir para criar um setor cidadão empreendedor, eficiente e globalmente integrado. A organização identifica e investe em indivíduos com idéias inovadoras e práticas capazes de gerar mudanças positivas de alto impacto social. Sua rede conta com 280 empreendedores/as sociais no Brasil e 2.000 internacionalmente, divididos/as por 63 países que atuam em diversas áreas, tais como saúde, educação, juventude, meio-ambiente, direitos humanos, desenvolvimento econômico e participação cidadã.

Para atingir sua visão de que "todo mundo pode mudar o mundo", a Ashoka se baseia em três pilares: empreendedorismo social, empreendedorismo de grupo e infra-estrutura para o setor social.

O primeiro pilar é voltado para o investimento em empreendedores sociais porque a Ashoka acredita que eles são capazes de gerar ampla transformação social.

O segundo pilar é o do empreendedorismo de grupo. A Ashoka reúne grupos de Empreendedores Sociais. Para a Ashoka, se um empreendedor é capaz de promover vasto impacto social, juntos e em grupos essas transformações atingem escala ainda maior.

O terceiro pilar refere-se ao desenvolvimento de infraestrutura eficiente para o setor social, não só para o crescimento do mesmo, mas também como forma de sustentação das transformações conquistadas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Organizações não governamentais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.