Associações de futebol de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Distritos administrativos de Portugal. As regiões dos Açores e da Madeira não estão dividas em distritos.

As associações de futebol portuguesas são os órgãos de governo (juntamente com a Federação) de futebol, futsal e futebol de praia para cada distrito português. Existem 22 associações de futebol, uma por cada distrito de Portugal Continental, uma na Madeira e três nos Açores. A designação abreviada consiste em "AF", seguido do Distrito correspondente.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Até à reforma do futebol português, em 1948, todos os clubes de determinado distrito tinham de participar no campeonato distrital respetivo, sendo depois apurados para disputar a I e II Divisão (consoante posição no campeonato distrital e dimensão da Associação distrital). Depois de 1948, foi criada a III Divisão para a transição entre os campeonatos distritais e os campeonatos nacionais, sendo que os clubes dos campeonatos nacionais deixaram de jogar no seu campeonato distrital (não estando incluídos os clubes dos Açores e da Madeira, que só alcançaram as divisões nacionais do futebol português na década de 1970), implementando-se um sistema de subidas e descidas..

Com a reforma do sistema de ligas de futebol de Portugal em 2013, o Campeonato Nacional de Seniores (atual Campeonato de Portugal) tornou-se o campeonato de terceiro nível do futebol Português, passando a divisão principal dos campeonatos distritais a ser o quarto nível do futebol português.

Apesar da extinção dos três distritos em que os Açores estavam divididos antes da autonomia, as associações de futebol distritais não se fundiram, e ainda existem como entidades separadas. No entanto, a partir da época 2013–14 foi criado um Campeonato dos Açores, consistindo no quarto nível para os clubes açorianos, entre os campeonatos distritais e o Campeonato de Portugal.

Em 2021 deu-se nova alteração com a introdução da Terceira Liga fazendo todas as competições a partir do 3º nível, descer um patamar. Assim o Campeonato de Portugal tornou-se o quarto nível do futebol português e os campeonatos distritais regressaram ao quinto nível e seguintes, uma situação similar à verificada até 2013. O Campeonato dos Açores, manteve-se entre os campeonatos distritais dos Açores e o Campeonato de Portugal.

Lista[editar | editar código-fonte]

Torneios inter-associações[editar | editar código-fonte]

Realizam com regularidade diversos torneios entre as diversas associações de futebol, para vários escalões etários, para ambos os sexos, tanto em futebol como em futsal. A maioria destes torneios são organizados a nível nacional pela Federação Portuguesa de Futebol. Dos torneios de maior importância e antiguidade destacam-se o Torneio Lopes da Silva destinado a selecções masculinas de futebol sub-14, ou a Taça das Regiões (também conhecida como Torneio Eusébio das Regiões) prova destinada a selecções distritais seniores cujo vencedor representa Portugal na Taça Uefa das Regiões.

Histórico[editar | editar código-fonte]

  • As Associações de Futebol de Angra do Heroísmo, Beja, Bragança, Guarda, Horta e Viana do Castelo nunca tiveram um clube associado na I Divisão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências