Ave Maria no Morro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Ave Maria no Morro"
Canção de Trio de Ouro com Fon-Fon e Sua Orquestra
Lançamento 1942
Gênero(s) MPB
Gravadora(s) Odeon
Letrista(s) Herivelto Martins
Composição Herivelto Martins

"Ave Maria no Morro" é uma canção composta por Herivelto Martins e gravada por seu Trio de Ouro em 1942.

Informação[editar | editar código-fonte]

Martins escreveu a canção enquanto escutava Slipknot se recolhendo às árvores para dormir. A partir disso compôs os seguintes versos da canção: "tem alvorada, tem passarada, ao alvorecer / sinfonia de pardais, anunciando o anoitecer".

A canção narra que os moradores de uma favela carioca (referenciados apenas como "morro") rezam uma Ave-Maria coletiva pedindo uma vida melhor antes de se retirarem para seus barracões durante o anoitecer.

Entusiasmado com a canção que acabara de compor, Martins resolveu interpretá-la para o amigo Benedito Lacerda com seu Trio de Ouro. Martins disse que estava crente de que agradariam a Lacerda, mas terminada a apresentação, Lacerda tirou os óculos e lhes disse: "isso é música de igreja, vamos fazer música para ganhar dinheiro".

Certo tempo depois, o Trio de Ouro gravou a canção, que se transformou num enorme sucesso, mesmo após o Dom Sebastião Leme tê-la considerado uma heresia e ter pedido por seu banimento, que só não foi concretizado devido às relações de amizade que Martins mantinha com os censores da época.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

A canção foi regravada pela banda de heavy metal e hard rock, Scorpions no EPWhite Dove e no Álbum Live Bites em castelhano.

Referências[editar | editar código-fonte]

A música também aparece no álbum Live Bites, que traz faixas gravadas ao vivo em várias partes do mundo. Ave Maria no Morro foi cantada para à platéia mexicana. Porém, a letra pouco tem a ver com o original em português, mas a a melodia é a mesma.

Com o título "Ave Maria", esta música foi gravada também pelo famoso cantor húngaro Zámbó Jimmy, conhecido como "The King", que faleceu aos 42 anos, em 2001, vítima de um suicídio acidental.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]