Björn Ulvaeus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Björn Ulvaeus
Björn Ulveaus.JPG
Björn Ulvaeus em 2007.
Informação geral
Nome completo Björn Kristian Ulvaeus
Nascimento 25 de abril de 1945 (69 anos)
Origem Gotemburgo, Västra Götaland
País  Suécia
Gênero(s) Disco, Europop, Folk rock, Folk Sueco, Euro disco, Schlager
Instrumento(s) guitarra, violão, bandolim, banjo, vocal
Período em atividade 1963 - presente
Gravadora(s) Polar Music, Universal Records.
Afiliação(ões) ABBA, Hootenanny Singers, Benny Andersson.
Página oficial ABBA - The Site

Björn Kristian Ulvaeus (Gotemburgo, 25 de abril de 1945) é um músico e compositor sueco. Ele é mais conhecido por ter integrado o bem sucedido grupo sueco ABBA, entre 1972 e 1982.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos seis anos de idade, Björn mudou-se com a família para Västervik, uma cidade sueca, onde mais tarde formou junto com o primo e alguns amigos, uma banda juvenil. Em meados dos anos cinquenta, Björn apaixonou-se pelo rock'n'roll e skiffle, sendo que até o início dos anos sessenta, era um membro de um grupo folclórico denominado West Bay Singers. Em 1963, entraram num concurso de talentos organizado por uma rádio sueca, o que levou à sua descoberta pelo músico, compositor, empresário e editor Stig Anderson e seu parceiro, Bengt Bernhag (que faleceu no mesmo dia que Agnetha e Bjorn casaram-se - 6 de julho de 1971). Na época, Stig e Bengt tinham recém fundado uma empresa discográfica, chamada Polar Music. Também foi em 1963, que o grupo de Björn, (West Bay Singers) adquiriu um novo nome, passando a se chamar Hootenanny Singers, que rapidamente se tornou um dos mais populares grupos dos anos sessenta na Suécia. Em 1966, Björn conheceu Benny Andersson, na época tecladista do grupo sueco Hep Stars, que viria a ser o seu parceiro musical por muitos anos.

Em 1971, Björn se casou com a também cantora sueca Agnetha Fältskog, após dois anos de namoro. O casal teve dois filhos, Linda (1973) e Christian (1977). No ano seguinte, o casal formou, junto com Benny e sua parceira Frida, o grupo ABBA (formado com as iniciais do nome de cada um).

Os ABBA alcançaram nos anos seguintes, um grande sucesso em todo o mundo, tendo a maior parte de suas músicas sendo compostas por Benny e Björn, já que algumas tinha ajuda de Stig. Nessa época, Björn se destacou como grande letrista e também cantor.

Ele e Agnetha se separaram em 1978, e em 1982 os ABBA resolve não gravar mais sob o nome ABBA. Na verdade, o grupo nunca anunciou oficialmente o fim. Ainda em 1982, é anunciada a separação de Benny e Frida.

Depois disso, Björn e Benny se dedicaram à composição de musicais, como Chess, Kristina från Duvemåla e Mamma Mia!, sucessos de público e crítica.

Um álbum do musical Chess foi lançado no outono de 1984, e em maio de 1986, abriu o musical do West End em Londres. Em 1988, Chess recebeu o Xadrez Broadway Premiere. Uma versão reformulada do musical teve início em Estocolmo, na Suécia, em 2002. Em 1990, Björn e Benny tinham decidido escrever um novo musical. Desta vez, queriam escrever exclusivamente em sueco. Eles escolheram o romance Emigrantes, série do autor Vilhelm Moberg, como base para seu trabalho. O musical Kristina från Duvemåla (Kristina De Duvemåla) abriu em outubro de 1995. O espectáculo decorreu durante três anos e meio em vários teatros da cidade sueca de Malmö, Gotemburgo e Estocolmo.

Björn se casou novamente em 1980, tendo mais duas filhas. Atualmente vive em Estocolmo, gerenciando as apresentações de seus musicais. Ele aparece em uma pequena ponta, no filme Mamma Mia!, vestido como um deus grego nos créditos finais do filme.

Björn tem-se envolvido profundamente com musical Mamma Mia!, musical este baseado em canções do ABBA. O show abriu em Londres e Inglaterra em abril de 1999, e, desde então tem sido um grande sucesso. O musical Mamma Mia! foi transformado em um filme, que estreou em julho de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.