Aya Kitō

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aya Kito)
Aya Kitō
Aya Kitō
Kitō, aos dezasseis anos.
Nascimento 19 de julho de 1962
Toyohashi, Aichi
Morte 23 de maio de 1988 (25 anos)
Japão
Nacionalidade japonêesa

Aya Kitō (kanji: 木藤 亜也, hiragana: きとう あや Kitō Aya?, Toyohashi, 19 de julho de 196223 de maio de 1988), foi uma jovem estudante japonesa, e autora de um diário onde relatou experiências pessoais que viveu em sua juventude. Sofreu de uma doença chamada degeneração espinocerebelar, descoberta quando ela tinha apenas quinze anos.[1]

Seu diário intitulado 1 Litre no Namida (1リットルの涙 Ichi Rittoru no Namida?, lit. "1 Litro de Lágrimas") foi publicado no Japão a 25 de fevereiro de 1986, dois anos antes do seu falecimento. Kito lutava contra a doença há mais de dez anos e apesar da imensa dor que teve de suportar, nunca perdeu a esperança, como evidenciado no seu diário. O diário foi adaptado para o cinema em 2005, e também para uma série de televisão no mesmo ano, com a atriz Erika Sawajiri interpretando Aya.

A forte vontade de Aya teve um impacto considerável para muitos pacientes japoneses, que estavam desesperados por seu caso, e o diário acabou sendo publicado nos Estados Unidos. Aya faleceu aos vinte e cinco anos.

Referências

  1. «Aya Kitō» (em inglês). Projeto Gutenberg. Consultado em 17 de março de 2016 


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.