BSH

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Matriz da Bosch Siemens Hausgeräte em Munique, Alemanha.

Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH (BSH) é uma empresa alemã de fabricação de eletrodomésticos, foi fundada em 1967 e é uma joint-venture entre Siemens AG, Stuttgart e Robert Bosch GmbH, Berlin e Munique. É um grupo com operações mundiais que faturou no ano de 2006 8.3 bilhões de euros. A matriz do grupo situa-se em Munique.

Nos últimos dez anos o grupo apresentou um crescimento muito significativo. De 13 fábricas em 3 países, expandiu as suas atividades para 45 fábricas em 15 países na Europa, nos Estados Unidos, na América Latina e Ásia.

O grupo BSH está no Brasil desde dezembro de 1994, com o nome de BSH Continental Eletrodomésticos Ltda., quando adquiriu o controle acionário da Empresa Continental Eletrodomésticos. Com sede na cidade de São Paulo com duas fábricas no estado, a outra localizada na cidade de Hortolândia, a filial brasileira é responsável por todas as operações na América Latina, estando presente nos diferentes segmentos do mercado com duas marcas: Continental e Bosch. A linha de eletrodomésticos inclui fogões, cooktops, depuradores e coifas, fornos elétricos, refrigeradores e freezers, lava louças, lavadoras e secadoras de roupa.

A unidade da BSH em São Paulo localizada na Avenida Henry Ford, Mooca produz toda a linha de cocção (fogões e depuradores) das duas marcas, Continental e Bosch. Os fogões produzidos nesta unidade atendem ao mercado latino americano, e contribuem para a participação no mercado brasileiro de fogões.

A fábrica de Hortolândia, situada na região de Campinas, estado de São Paulo, e iniciou suas atividades em 1997. Foi nesta unidade que a BSH produziu os primeiros refrigeradores das marcas Continental e Bosch, alavancando significativamente sua atuação no mercado brasileiro de eletrodomésticos até julho de 2009.


A venda da BSH para a mexicana Mabe


No dia 1º de julho de 2009 foi confirmada a venda do grupo BSH do Brasil para a mexicana Mabe, que no país já detém as marcas GE e Dako. Numa negociação milionária que, apesar de não ter sido divulgado, o valor é estimado em 70 milhões de reais.

Após a aquisição a empresa mexicana abre mais uma fábrica no interior de São Paulo, a Mabe Hortolândia, onde ainda serão fabricados os produtos da linha branca Bosh e Continental, porém, agora, sob o comando da Mabe S/A.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.