Mabe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Mabe
Tipo Privada
Fundação 1946
Sede Cidade do México, México
Produtos Eletrodomésticos
Página oficial Site oficial

A Mabe é uma empresa mexicana de linha branca, que atua em vários mercados há mais de 60 anos – 5 deles no Brasil, como dona das marcas Continental, GE e Dako.

Com 19 unidades fabris no mundo, fatura cerca de US$ 3,7 bilhões ao ano e emprega mais de 20 mil colaboradores diretos. Só no Brasil, a Mabe possui um centro de distribuição, três fábricas com produção anual superior à 4 milhões de unidades e mais de 4 mil colaboradores e é detentora de quatro marcas de eletrodomésticos no País - GE, Dako e Continental. O grupo exporta para cerca de 70 países. Desde 2003, a empresa duplica seu faturamento no Brasil a cada três anos.

Atualmente tem como principais executivos Egil Larsson no cargo de CEO e Mauro Moraes, no cargo de CFO.

Com sede no México e fundada em 1946, a Mabe é a maior exportadora do setor para os Estados Unidos. No México possui 48% de participação de mercado e implantou um Centro de Tecnologia e Projetos, considerado um dos melhores do mundo.

Em 1987 a divisão americana GE Appliances associou-se à Mabe, criando uma joint venture para competir no mercado global e ser um centro de exportação para o mercado americano. A parceria se estendeu ao Pacto Andino, através da Mabe Andina, que lidera os mercados da Venezuela, Colômbia, Equador e Peru, com cerca de 50% de participação no segmento.

Em 2003 a Mabe adquiriu o negócio de refrigeração da CCE no Brasil e assumiu o controle da GE DAKO, originando a Mabe Brasil (Eletrodomésticos), com três unidades fabris, no interior de São Paulo. A unidade de Campinas produz fogões e as duas unidades de Itu fabricam refrigeradores, lavadoras de roupa e peças injetadas. Também em 2003 a Mabe consolidou sua aquisição da Kronen Argentina, adquirindo 100% de participação acionária. Esta operação originou a Mabe Argentina que, somada à Mabe Brasil, forma a Mabe Mercosul.

Em julho de 2010, a Mabe adquiriu o controle no País da BSH Continental Eletrodomésticos Ltda, filial brasileira da alemã BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH, proprietária das marcas Bosch e Continental.

Recuperação judicial[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2013 a Mabe Brasil entrou com pedido de recuperação judicial. A medida foi tomada devido a problemas de liquidez. A intenção da empresa é reestruturar sua operação, tornar-se viável no Brasil. A Mabe informou que a operação no Brasil vai continuar, e os serviços de pós-venda, como o SAC e a rede de assistência técnica, continuarão em operação normal.[1]   

Referências