Bakemonogatari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bakemonogatari
化物語
Gênero Sobrenatural, Romance, Comédia
Light Novel
Bakemonogatari
Autor Nishio Ishin
Ilustrador Vofan
Editora Kodansha
Data de publicação 1 de novembro de 20061 de dezembro de 2006
Volumes 3
Light Novel
Kizumonogatari
Autor Nishio Ishin
Ilustrador Vofan
Editora Kodansha
Data de publicação 7 de maio de 2008-
Light Novel
Nisemonogatari
Autor Nishio Ishin
Ilustrador Vofan
Editora Kodansha
Data de publicação 1 de setembro de 200810 de junho de 2009
Volumes 3
Anime
Bakemonogatari
Direção Akiyuki Shinbo
Estúdio Shaft
Exibição original 3 de julho de 2009 – 25 de setembro de 2009
Emissoras de TV Japão TOKYO MX
Japão MBS
Japão TVS
Japão tvk
Japão TVA
Japão CTC
Japão TVQ
Japão TVh
Japão BSJ
Japão AT-X
Japão WOWOW
Nº de episódios 12 + 3 OVA
Light Novel
Nekomonogatari (preto) 猫物語(黒)
Autor Nishio Ishin
Ilustrador Vofan
Editora Kodansha
Data de publicação 28 de Julho de 2010-
Light Novel
Nekomonogatari (branco) 猫物語(白)
Autor Nishio Ishin
Ilustrador Vofan
Editora Kodansha
Data de publicação 29 de Outubro de 2010-
Anime
Nisemonogatari
Direção Akiyuki Shinbo
Estúdio Shaft
Exibição original 7 de Janeiro de 2012 – 17 de Março de 2012
Emissoras de TV Independent UHF StationsJapão
Nº de episódios 11
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Bakemonogatari (化物語?) é um light novel japonês criado por Nishio Ishin e ilustrado pelo desenhista taiwanês Vofan. O nome Bakemonogatari é um trocadilho com as palavras bakemono (化物, fantasma; monstro) e monogatari (物語, história; conto). A série é lançada pela editora Kodansha na revista Kodansha Box.

Uma adaptação para anime dirigida por Akiyuki Shinbo estreou em 3 de Julho de 2009 e teve um total de 15 episódios, sendo 12 exibidos na televisão e 3 na internet.[1] A prequela, Kizumonogatari (傷物語) foi aprovada para uma adaptação em filme no formato anime[carece de fontes?], enquanto a sequência, Nisemonogatari (偽物語), estreou no Japão no dia 8 de Janeiro de 2012 e terminou 17 de Março de 2012.

A história gira em torno de Koyomi Araragi, um estudante do terceiro ano do ensino médio japonês que recentemente sobreviveu a um ataque de vampiros, e encontra-se misturado com vários tipos de criaturas misteriosas do folclore japonês.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Bakemonogatari segue a história de Koyomi Araragi, um estudante do terceiro ano do ensino médio que é um "quase-humano" após ter brevemente se tornado um vampiro. Um dia, uma colega de classe chamada Hitagi Senjougahara, que nunca fala com ninguém, cai das escadarias da escola direto nos braços de Koyomi. Ele então descobre que ela pesa quase nada, desafiando as leis da física. Mesmo sendo ameaçado por ela e avisado para que ficasse longe e esquecesse o que presenciou, Koyomi oferece ajuda e a apresenta a Meme Oshino, um estranho homem de meia idade que vive num prédio abandonado, que o fez voltar a ser humano novamente.

A série introduz uma nova protagonista para cada arco, cada uma envolvendo um "fantasma" diferente. Cada uma delas possui um item que simboliza seu fantasma, tal como o grampeador de Hitagi (uma garra de caranguejo), a mochila de Mayoi (o casco de um caracol), o braço de Suruga (o braço de macaco), o chapéu e a ruflante blusa de Nadeko (a cabeça e pele de cobra), e a roupa amarela com listras pretas de Karen (as cores de uma abelha). Os eventos do arco anterior tem papel importante nos arcos subsequentes.

A característica marcante da série são os longos e acelerados diálogos entre os personagens, que contêm um grande número de paródias e referências a outras séries

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
  • Koyomi Araragi (阿良々木 暦 Araragi Koyomi)
dublado por: Hiroshi Kamiya

Koyomi, personagem principal da história, estudante do terceiro ano do ensino médio japonês. Pouco antes do início da história foi atacado por um vampiro durante as férias de primavera, se tornando um. Embora Meme Oshino tenha ajudado Koyomi a se tornar humano novamente, várias características ainda persistem, por exemplo, enxergar no escuro, regeneração e longevidade muito maior do que a de um humano normal. Ele começa a namorar a Senjougahara ao fim do arco Caracol Mayoi. Algumas personagens, particularmente Mayoi e Hitagi, especulam se Koyomi é um lolicon.

  • Hitagi Senjougahara (戦場ヶ原ひたぎ Senjougahara Hitagi)
dublada por: Chiwa Saitou

Hitagi, a personagem principal dos episódios Caranguejo Hitagi, é uma garota aparentemente fraca que possui uma "doença incurável". Ela estuda na mesma classe de Koyomi, mas raramente fala com alguém. Durante seu primeiro ano no colegial, ela encontra um misterioso caranguejo, que a faz ficar "sem peso". Desde então ela evita contato com outras pessoas, e ameaça qualquer um que descubra seu segredo. Ela chama a si mesma tsundere (apesar de ser mais yandere) e sempre fala de um jeito mandão. Ao fim do arco Caracol Mayoi, ela admite seu amor por Koyomi e eles começam a namorar.

  • Mayoi Hachikuji (八九寺 真宵 Hachikuji Mayoi)
dublada por: Emiri Katou

Mayoi, a personagem principal de Caracol Mayoi, é o fantasma de uma garota da quinta série que foi morta num acidente de trânsito enquanto procurava pela casa de sua mãe, e desde então tem vagado pela cidade, nunca chegando ao seu destino. Ela só pode ser vista por pessoas que não querem chegar a algum lugar. Koyomi a conheceu num parque durante o dia das mães e se ofereceu para ajudá-la a encontrar a casa de sua mãe. Mayoi diz vários erros de pronúncia, muitas vezes causando duplo sentido em suas frases, e também possui o hábito de pronunciar incorretamente o nome de Koyomi, o que resulta em momentos muito cômicos quando se encontram.

  • Suruga Kanbaru (神原 駿河 Kanbaru Suruga)
dublada por: Miyuki Sawashiro

Suruga, a personagem principal do arco Macaco Suruga, é caloura de Koyomi, estrela do time de basquete da escola e uma das conhecidas de Hitagi do ensino médio. Imediatamente após entrar no colegial, ela descobre o segredo de Hitagi e é ameaçada por ela, da mesma forma que Koyomi foi. Ela é assumidamente lésbica (mas "brinca" dizendo que deseja ser sua amante se um dia ele se casar, e o assedia sexualmente com frequência), fujoshi, lolicon, e masoquista.

  • Tsubasa Hanekawa (羽川 翼 Hanekawa Tsubasa)
  • Nadeko Sengoku (千石 撫子)
  • Meme Oshino (忍野 メメ)
  • Shinobu Oshino (忍野 忍)
  • Karen Araragi (阿良々木 火憐)
  • Tsukihi Araragi (阿良々木 月火)
  • Deishū Kaiki (貝木 泥舟)
  • Yozuru Kagenui (影縫 余弦)
  • Yotsugi Ononoki (斧乃木 余接)
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Referências

  1. Bakemonogatari Site oficial (em japonês). Bakemonogatari.com. Página visitada em 4 de Outubro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.