Barbu Ştirbey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.

Príncipe Barbu Ştirbey (18731946) foi primeiro-ministro da Romênia por um curto período em 1927. Era filho do príncipe Alexandru Ştirbey e sua mulher Maria Ghika-Comăneşti, e neto de outro Barbu Ştirbey (nascido Bibescu, tendo adotado Ştirbey), que era príncipe de Valáquia e morreu em 1869.

Esposou a princesa Nadèje Bibescu aproximadamente em 1895, e tiveram quatro filhas.

Seu real significado na história da Romênia aparece da sua função de íntimo confidente da Rainha Marie, que foi uma figura muito influente nos círculos governamentais romenos antes da ascensão de seu filho Carol II ao trono em 1930.

Ştirbey e rainha Marie foram amantes, e ele foi provavelmente o pai do filho mais novo da rainha, príncipe Mircea, e possivelmente o pai da princesa Ileana.

Pouco antes da cúpula real de 23 de agosto de 1944, ele viajou a Moscou com a delegação romena que assinou em 12 de setembro o armistício entre Romênia e União Soviética. Ştirbey foi um dos subscritores plenipotenciários do armistício.


Precedido por
Alexandru Averescu
Primeiro-ministro da Romênia
19271927
Sucedido por
Ion I. C. Brătianu


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Barbu Ştirbey