Baritenor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Evolution-tasks.png
Atenção: Este artigo foi listado como um artigo com problemas.
Ajude-nos na discussão desse artigo. O motivo da marcação foi a seguinte: {{{O barítenor e a haute-contre não são autónomos registros vocais, mas categorias históricas do registro de tenor}}}
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Extensões vocais
Femininas
Soprano
Meio-soprano
Meio-contralto
Contralto

Masculinas

Sopranista
Contratenor
Haute-contre
Tenor
Baritenor
Barítono
Baixo-barítono
Baixo

Outras classificações

Buffos
Vozes brancas
Vozes raras
Vocal gutural

O baritenor é o timbre mais grave de tenor,como se fosse intermediário entre o tenor e o barítono. É uma voz muito intensa, robusta ,encorpada; a extensão é excepcionalmente grande, a cor do timbre é todo baritonal desde o registro grave ao registro agudo[carece de fontes?]. Distinto do barítono leggero pela cor do timbre e pelo veludo vocal, não é uma voz metálica e sim redonda e harmônica. O barítono leggero tem menos intensidade e o registro agudo mais claro e vocalizante. Também mantém diferenças entre o tenor dramático, que possui um timbre mais metálico e pouca beleza em harmônicos e menor propensão ao legato. Sua tessitura usual é do Sol1 ao Si3 OU até mesmo ao Dó4.[carece de fontes?].

Na França[editar | editar código-fonte]

Na França, o baritenor foi chamado "taille" (ou "haute-taille") na época barroca e até ao final do século XVIII; desde então foi incorporado, assim como a "haute-contre", na nova categoria da voz de tenor.1

Hoje em dia o baritenor é incluído na categoria Tenor Heröique que é a categoria do tenor dramático alemão, já que o repertório destinado aos barítenores são sempre os mesmo do tenor dramático[carece de fontes?].

Na Alemanha[editar | editar código-fonte]

Na Alemanha é incluído na categoria Tenorbariton, que é a categoria dos barítenores, às vezes incluída na categoria de HeldenTenor[carece de fontes?].

Registros[editar | editar código-fonte]

Registro agudo[editar | editar código-fonte]

É um registro muito excepcional tanto na cor escura quanto na potencia vocal. Possui qualidades metálicas e harmônicas ao mesmo tempo e um veludo generoso, a propensão para linhas legatas é mais abundante do que no Tenor Dramático[carece de fontes?].

Registro central[editar | editar código-fonte]

Possui muita semelhança com o barítono na cor, no veludo, na intensidade, no vigor e flexibilidade. É dinamicamente flexível desde o pianíssimo ao fortíssimo, possuem natural espontaneidade ao legato e aptidão aos textos declamativos e dramáticos[carece de fontes?].

Registro grave[editar | editar código-fonte]

É um registro generoso de grande vigor, a cor é escura e o timbre é muito pesado, prestando-se a papéis dramático e muito viril[carece de fontes?].

Personagens[carece de fontes?][editar | editar código-fonte]

  • Otello na homônima ópera, de Giuseppe Verdi;
  • Siegmund, em Die Walküre, de Richard Wagner;
  • Peleas, em Peleas et Melisande, de Claude Debussy;
  • O Imperador, em O Primeiro Imperador, de Tan Dun;
  • Sansão, em Sansão e Dalilah , de Camille Saint Säenz;

Barítenores famosos[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Celletti, passim

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • (em italiano) Rodolfo Celletti, Storia del belcanto, Discanto Edizioni, Fiesole, 1983
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música Erudita


Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.