Batumi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batumi (ბათუმი)
Imagens de Batumi
Imagens de Batumi
Bandeira de Batumi (ბათუმი)
Bandeira
Brasão de armas de Batumi (ბათუმი)
Brasão de armas
Batumi (ბათუმი) está localizado em: Geórgia
Batumi (ბათუმი)
41° 38' 19" N 41° 38' 14" E
País  Geórgia
Região Adjara
População (2008)
 - Total 123 500
Fuso horário UTC+4 (UTC)
Sítio http://www.batumi.ge

Batumi (em georgiano: ბათუმი) é uma cidade costeira do Mar Negro e capital da Ajária, uma república autónoma no sudoeste da Geórgia. Em 2007 a sede do Tribunal Constitucional da Geórgia foi trasladada para Batumi, a partir da capital georgiana. Tem 123500 habitantes (2008).

Climaticamente está situada na periferia setentrional da Ásia subtropical, e a zona é rica em produtos agrícolas como os citrinos e o chá.

As indústrias da cidade incluem a construção naval, a indústria de alimentos e várias indústrias de manufatura, embora a maior parte da sua economia gire em torno do turismo, devido à sua localização geográfica, no litoral do Mar Negro, o seu clima subtropical e a sua proximidade à fronteira de um país não culturalmente russo, como a Turquia. Estas características fizeram com que fosse durante a era soviética um dos destinos estivais preferidos da elite russa.

História[editar | editar código-fonte]

Batumi está situada no local da antiga colónia grega da Cólquida chamada Bathus ou Bathys - da frase grega "bathus limen" ou "limin bathys", nome que significa porto profundo ou de águas profundas. Batumi tem sido historicamente situada nas margens dos grandes impérios (persas, romanos, bizantinos, árabes, mongóis, turcos e russos), intimamente ligada ao Reino Bagrátida da Arménia, e foi parte de um Estado unificado apenas durante uma fração da sua existência como nação. Sendo local cristão no Império Bizantino, foi guarnecida por forças romano-bizantinas, sendo formalmente possessão do Reino de Lazica até ser brevemente ocupada pelos árabes. No século IX, a monarquia fez parte do reino bagrátida de Tao-Klarjeti e no final do século X, juntou-se ao novo Reino da Geórgia. No século XIV, com o colapso do mesmo, foi para o principado de Guria.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a Geórgia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Batumi