Bent Larsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bent Larsen, 1998

Jørgen Bent Larsen (Thisted, 4 de março de 1935 - Buenos Aires, 9 de setembro de 2010) foi um enxadrista dinamarquês.

Bent Larsen foi por vários anos um dos principais enxadristas europeus e um candidato constante, embora pouco feliz, ao mundial.

Estilo de jogo[editar | editar código-fonte]

Larsen costumava usar aberturas pouco convencionais, não só pelo fator surpresa, mas também porque acreditava que elas são perfeitamente sólidas e subestimadas pelos outros grandes-mestres. Assim, ressuscitou a abertura Bird, 1. e4 e5 2.Bc4, e também a que hoje costuma ser chamada de abertura Larsen, 1.b3.

A grande força de Larsen residia no meio-jogo e em seu enfoque inventivo que lhe permitia jogar agressivavente pela vitória. Ele disse que não gostava da rotineira tática profissional de jogar pela vitória com as brancas e pelo empate com as pretas. Existem mais ataques pelos flancos em suas partidas do que de qualquer outro grande-mestre, e isso é deliberado: o ataque pelo lado tem chances de levar a uma simplificação e ao empate, e se falhar ainda da tempo de reagrupar suas peças.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bent Larsen