Biblioteca Bodmeriana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Biblioteca Bodmeriana

A Biblioteca Bodmeriana (no original:Bibliotheca Bodmeriana) está localizada em Coligny (Ain), nos arredores de Genebra, na Suíça. A biblioteca foi fundada por Martin Bodmer e é famosa por ser a casa dos Papiros de Bodmer. Alguns destes papiros estão entre as mais antigas versões do Novo Testamento, alguns em grego e outros em copta. O primeiro conjunto de manuscritos foi adquirido em 1956 (Papiro Bodmer II - P66). Ela também preserva uma cópia da Bíblia de Gutenberg.

História[editar | editar código-fonte]

Martim Bodmer fundou a biblioteca nos anos 20. Ele selecionou trabalhos centrando no que ele acreditava serem os cinco pilares da literatura mundial: Bíblia, Homero, Dante Alighieri, William Shakespeare e Johann Wolfgang von Goethe[1] . Ele priorizou autógrafos e primeira edição. Em 1951, Bodmer já tinha construído duas casas neo-barrocas para acomodar a coleção. Em 1970, logo antes de sua morte, a Fundação Martin Bodmer foi estabelecida para tornar a coleção acessível e conservá-la. Em 2003, o conjunto foi remodelado por Martin Botta, que conectou o sotão das duas casas através de uma estrutura subterrânea de dois andares, iluminada por uma clarabóia[2] .

Items[editar | editar código-fonte]

A coleção contém aproximadamente 160.000 itens, incluindo tabletas de argila sumérias, papiros gregos e manuscritos originais, inclusive cifras musicais[1] . Alguns exemplos:

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Biblioteca Bodmeriana