Bisturi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diversos bisturis

Bisturi é um instrumento cirúrgico, usado para fazer incisões, caracterizado por possuir uma lâmina muito afiada. Há diversos tamanhos de cabo e tipos de lâminas, para funções específicas.

Empunhadura[editar | editar código-fonte]

Um bisturi pode ser empunhado como uma caneta, uma faca ou como um arco de violino.

Cabos[editar | editar código-fonte]

Os tipos mais comumente utilizados na dierése incisional são os de número 3 e o 7, sendo este último mais longo e fino. São preparados para receber uma variedade de tipos de lâminas por meio de sua fenda receptora.

Lâminas[editar | editar código-fonte]

Com relação aos tipos de lâminas podemos citar: lâmina no. 15 é pequena e utilizada para incisões no músculo-periósteo; no. 10 tem formato semelhante á anterior, porém um pouco mais longa e utilizada para incisões maiores na pele; no. 11 apresenta ponta bem mais afiada indicada para pequenas incisões como as de abcessos e por último no. 12 a qual apresenta ponta curva adequada para procedimentos mucogengivais.

Colocação e remoção da lâmina[editar | editar código-fonte]

Para conectar a lâmina ao cabo é necessária a utilização de um porta-agulha de modo a evitar cortes ao manuseá-la. Segura-se a lâmina em sua extremidade superior com o porta-agulha que possui uma estrutura metálica que assegura apreensão. O cabo é segurado pelo corpo de modo que a face cortante da lâmina fique apontada para cima. A lâmina é deslizada pelo cabo até que haja um estalido. A remoção obedece aos mesmos procedimentos, entretanto o porta-agulha deverá segurar a lâmina em sua porção mais distal e superior levantando-a para desconectá-la e deslizando-a em sentido oposto ao anterior.

Ícone de esboço Este artigo sobre Cirurgia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.