Born to Run

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Born to Run é o terceiro álbum do cantor americano Bruce Sprigsteen, lançado pela gravadora Columbia Records em 25 agosto de 1975. Sua gravação ocorreu no estúdios Record Plant, em Nova York entre 1974 e 1975, sobre a produção de Mike Appel, Jon Landau e o própio Springsteen.

O álbum se caracteriza pelo uso de introduções geralmente instrumentais em cada música. Teve uma boa recepção por parte do público, chegando ao número tres na Billboard 200 e alcançou de igual manera um alto desempenho no resto do mundo. Se extrairam os singles «Born to Run» e «Tenth Avenue Freeze-Out», mesmo que nas rádios orientadas à música rock também se escutaram "Thunder Road" y "Jungleland."

Sua recepção por parte da crítica foi boa, muitas vezes considerado como o melhor trabalho de Springsteen, e um dos mais importantes da história do Rock. Em 2003 a revista Rolling Stone o colocou n.º 18 da sua lista de 500 Melhores Álbums de todos os tempos. Em 2004 um juri composto por expertos em preservação de música e som dos Estados Unidos à anexou no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congreso dos Estados Unidos, devido à sua "significancia cultural ou histórica" na vida norteamericana. Em 14 de novembro de 2005 se colocou em circulação a edição de"30o Aniversário" que inclui uma versão remasterizada do disco e dois DVDs, um contendo um filme com a produção de Born to Run, e outro com um show.

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Bruce Springsteen é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.