Cabeleireiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cabeleireiro em acção.

Cabeleireiro ou barbeiro é uma categoria profissional que trabalha com o cabelo humano, realizando diversas alterações ao mesmo como corte ou coloração. Estes profissionais utilizam vários utensílios e ferramentas para a manipulação capilar, onde se salientam: as tesouras, navalhas, pentes, capas e máquinas de corte e acabamento. O nome designa também o estabelecimento comercial onde trabalham as pessoas dedicadas a esta atividade.

O dia do profissional cabeleireiro é oficialmente comemorado no Brasil em 19 de janeiro, a partir da Lei 12.592, de 18 de janeiro de 2012, que instituiu a profissão de cabeleireiro, barbeiro, manicure, maquiador e outros profissionais da beleza, dando reconhecimento à sua profissão e criando o seu dia no momento de sua publicação no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 2012.

Outras datas sempre foram comemoradas como o Dia do Cabeleireiro, por exemplo o 3 de Setembro, que era uma data sugerida por sindicatos ou federações da classe. Outras data que também se confundem e onde muito se comemora são os dias 3 e 11 de novembro. Mas esta data se confunde com o dia do padroeiro dos cabeleireiros, São Martinho de Porres, comemorado no dia 3 de Novembro.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cabeleireiro