Cabo Leeuwin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Cabo Leeuwin
Cabo Leeuwin visto de leste
País  Austrália
Região Sudoeste da Austrália Ocidental
Mar(es) Oceano Índico
Oceano Antártico
Características Considerado um dos grandes cabos
Coordenadas 34° 22' 27" S 115° 8' 9" E

O Cabo Leeuwin é o extremo sudoeste do Continente Australiano, situado no estado da Austrália Ocidental. É considerado um dos três grandes cabos da circum-navegação terrestre, juntamente com o Cabo Horn e o Cabo da Boa Esperança.

É tradicionalmente considerado como o ponto que separa o Oceano Índico do Oceano Antártico.

Algumas pequenas ilhas e rochedos, as Ilhas Saint Allouarn, estendem-se para sul. O povoado humano mais próximo é Augusta, um pouco a norte. O cabo tem um farol.

História[editar | editar código-fonte]

O cabo foi mencionado primeiramente como 't landte Leeuwin, em antigos mapas neerlandeses (c. 1622), sugerindo que tomou o seu nome do navio neerlandês De Leeuwin, que significa o leonês.

Desde aí e até 1830, quando a área foi habitada, o cabo foi avistado por muitos navegantes holandeses, franceses e britânicos. Entre eles estiveram:

Farol do Cabo Leeuwin.
Placa no Farol do Cabo Leeuwin.