Cacti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Cacti é uma ferramenta software livre administrativa de rede, que recolhe e exibe informações sobre o estado de uma rede de computadores através de gráficos. Permitindo o monitoramento e gerenciamento de redes simples até redes complexas, com centenas de dispositivos. Foi desenvolvido para ser flexível de modo a se adaptar facilmente a diversas necessidades, bem como ser robusto e adicionando a isto uma interface Web intuitiva e fácil de usar. Monitora o estado de elementos de rede e programas bem como largura de banda utilizada e uso de CPU.

Trata-se de uma interface e uma infra-estrutura para o RRDTool, que é responsável por armazenar os dados recolhidos e por gerar gráficos em um banco de dados MySQL. A interface é completamente orientada à PHP. As informações são repassadas para a ferramenta através de scripts ou outros programas escolhidos pelo usuário os quais devem se encarregar de obter os dados.

Utiliza-se adicionalmente o protocolo SNMP para consultar informações em elementos de redes e/ou programas que suportam tal protocolo. Sua arquitetura prevê a possibilidade de expansão através de plugins que adicionam novas funcionalidades. Um destes plugins é o PHP Network Weathermap que mostra um mapa da rede e o estado de cada elemento.

O Cacti conta com uma atuante comunidade internacional através de fóruns de discussão com mais de 160.000 mensagens e 20.000 usuários, há uma boa chance de que sua pergunta já foi feita por outro usuário.

O Cacti é liberado sob a licença GNU (General Public License), que significa que está completamente livre, sem amarrações. No entanto, é possível contribuir através de doações pelo site da ferramenta promovendo o desenvolvimento do projeto.

Fontes de dados[editar | editar código-fonte]

Para a coleta de dados é possível alimentar o Cacti com scripts externos e comandos personalizados, juntamente com todos os dados que o usuário poderá adicionar à interface alimentando o banco de dados MySQL. Cada script pode conter argumentos que deve ser inserido para cada fonte de dados criado com o script (como um endereço IP). As fontes de dados também podem ser criadas, que correspondem aos dados reais sobre o gráfico.

Gráficos[editar | editar código-fonte]

Com as fontes de dados definidas, um gráfico RRDTool pode ser criado usando os dados. O Cacti permite criar praticamente qualquer gráfico RRDTool usando todos os tipos de gráfico padrão RRDTool. Possui uma área de seleção de cores e preenchimento automático de texto que auxilia na criação de gráficos tornando o processo mais fácil. Além de permitir diversas formas de exibição dos gráficos.

Gerenciamento de Usuário[editar | editar código-fonte]

Devido a diversas funções do Cacti é possível adicionar usuários e definir permissões de acesso aos mesmos. Desta forma usuários não autorizados não tem acesso para alterar alguns parâmetros, enquanto outros, por exemplo, apenas podem visualiza-los. Além disto cada usuário pode manter seus próprios ajustes gráficos para diferentes preferências de visualização.

Display Gráfico[editar | editar código-fonte]

A exibição em árvore permite aos usuários criar "hierarquias gráficas" e gráficos em árvore. Sendo uma maneira fácil de gerenciar e organizar um grande número de gráficos. É possível exibir a lista que enumera o título de cada gráfico em uma grande lista de links para o gráfico real.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.