Campeonato Irlandês de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Campeonato Irlandês de Futebol
Dados gerais
Organização UEFA
Edições 83
Outros nomes Liga da Irlanda
Local de disputa República da Irlanda República da Irlanda
Número de equipes 20
Sistema Pontos Corridos
Divisões
2
editar

O Campeonato Irlandês de Futebol foi fundado em 1921, como uma liga de oito clubes, tendo se expandido ao longo do tempo em uma liga de dois níveis de 19 clubes. Hoje é dividido em Liga da Irlanda Premier Division e da Liga da Irlanda Primeira Divisão. O campeonato foi governada por seus membros, os clubes, desde sua fundação até 2006, quando entrou em uma fusão cinco anos com a Associação de Futebol da Irlanda. Em 2010, seus membros votaram para renovar a fusão uma vez que o contrato atual expirar. O campeonato sofreu graves problemas financeiros nos últimos anos devido à má gestão e excesso de gastos por seus clubes. Em 2007, ele se tornou o primeiro campeonato na Europa a introduzir um teto salarial.

História[editar | editar código-fonte]

A Liga de Futebol da Irlanda foi criada em 1921 (que seria existir sob a alcunha de 'Liga Estado Livre ", entre 1922 e 1937) e, inicialmente, composta de oito equipes de Dublin. Portão de St. James, foram os vencedores inaugural da liga e da Copa do FAI. A liga expandiu numericamente e geograficamente durante sua primeira década de existência, mas foi dominado por três principais clubes de Dublin, Shamrock Rovers,boêmios e Shelbourne. Dundalk tornou-se o primeiro clube de fora da capital a vencer o campeonato, em 1932-33. A década de 1930 viu mais uma vitória do campeonato por um lado provincial, com Sligo Rovers reivindicando seu primeiro título da liga em 1936-37, enquanto Shamrock Rovers venceu mais três durante a década. A Liga da Irlanda foi dominado por Cork Unidos durante a década de 1940. O clube ganhou cinco campeonatos entre 1941 e 1946, incluindo três em sucessão, mas demitiu-se do campeonato em 1948. A década seguinte foi marcada pelo surgimento de Atlético St Patrick eo ressurgimento do Shamrock Rovers. O primeiro conseguiu conquistar o título na primeira tentativa, em 1951-52, e reivindicou mais dois no meio da década. O Colts Coad valeu Shamrock Rovers o título da liga pela primeira vez em 15 anos, em 1953-54, e ganhou mais dois durante a última metade da década.

Drumcondra e Dundalk alegou duas Liga dos títulos cada Irlanda durante os anos 1960, mas Waterford garantiu seu status como o time da década, com quatro títulos da liga, incluindo três em sucessão, entre 1967 e 1970. Seis clubes ganhou o título da Liga da Irlanda durante a década de 1970 com Waterford, boêmios e Dundalk ganhando dois títulos cada. Athlone Town venceu seus dois títulos da liga, no início da década de 1980, mas a década foi marcada pelos quatro campeonatos consecutivos conquistados pelo Shamrock Rovers 'Quatro em um lado da linha. Essa equipe se separou após a venda de Glenmalure Park em 1987 e Dundalk e Derry City entrou em cena para reivindicar os títulos remanescentes da década de Derry vencer a Agudos, em 1989, quatro anos depois de entrar na Liga da Irlanda. A década de 1990 viu o ressurgimento do Atlético de São Patrício, como o clube garantiu quatro campeonatos durante a década, após anos de obscuridade.

A virada domilênio foi marcada pelo primeiro dos cinco títulos em sete anos de Shelbourne, um primeiro título em 23 anos de boêmios e interruptor da liga com uma programação de Verão de Futebol (março a novembro). Cork City negou shels ' um título da liga pela terceira vez consecutiva, quando conquistou seu segundo campeonato em 2005, derrotando adversários companheiros Derry City em um decisor último jogo em Turners Cross. A 2 ª metade da década viu o início da fusão de 5 anos com a FAI eo colapso financeiro de uma série de clubes da liga vencedoras, devido a gastos excessivos e má gestão. Shelbourne foram rebaixados à Primeira Divisão após o título a vencer em 2006,enquanto Drogheda entrou em examinership em 2008 , tendo ganho a Liga da Irlanda no ano anterior.Cork City também entrou em examinership no mesmo ano, e saiu de existência em 2010.Derry City foram jogados para fora da Liga da Irlanda no final da temporada de 2009 para a produção de documentos falsos referentes a contratos de jogadores e, assim, quebrar acordo da Liga participação . Bohemians entrou em um período de dificuldade financeira grave em 2010, após uma década de acumular enormes dívidas no pagamento de tempo integral jogadores e funcionários.

Campeões[editar | editar código-fonte]