Santuário de Nossa Senhora da Lapa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A fachada frontal da capela de Nossa Senhora da Lapa, parte da residência histórica da Companhia de Jesus.
A grande lapa que abriga os retábulos da igreja e o nicho dedicado a Nossa Senhora da Lapa.

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa situa-se na freguesia de Quintela, Sernancelhe em Portugal e é onde está a imagem original da Nossa Senhora da Lapa.

A primitiva capela foi construída em 1498. A actual igreja foi construída no século XVII pelos jesuítas, que muito promoveram as peregrinações.

O altar de Nossa Senhora da Lapa foi erguido no local onde, segundo a lenda, a pastora Joana encontrou a imagem escondida pelas religiosas.

O Santuário guarda na capela-mor o rochedo (lapa) milagroso com a imagem da Senhora da Lapa.

São de salientar tesouros sem conta oferecidos, até por reis e rainhas, e a cenografia dos altares da Crucificação e da Morte de S. José.

Este santuário de Senhora da Lapa e a Catedral de Santiago de Compostela na Galiza, em tempos, chegaram a ser os dois santuários mais importantes da Península Ibérica.

É a 15 de Agosto de cada ano que se celebra a festa da Senhora da Lapa, atraindo milhares de peregrinos em cumprimento de promessas ou por simples devoção.

Ainda na Beira Alta e a cerca de 15 kms de distância, localiza-se o Santuário do Senhor dos Caminhos que, depois da Senhora da Lapa, é um dos maiores centros de romaria da região. A sua festividade celebra-se em data móvel, no Domingo da Santíssima Trindade

Culto a Nossa Senhora da Lapa[editar | editar código-fonte]

O culto à nossa senhora da Lapa está espalhado por Portugal, Brasil e outras antigas colónias portuguesas, encontrando-se inúmeras igrejas dedicadas à Nossa Senhora da Lapa.

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.