Igreja da Lapa (Porto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja da Lapa
Estilo dominante Rococó, Neoclássico
Arquiteto João Strovel (1756)
José Figueiredo Seixas (1759)
Início da construção 1756
Inauguração 1799
Função atual Igreja
Visitantes Igreja Católica
Património Nacional
Classificação  Monumento de Interesse Público
Data 2013
DGPC 5975244
SIPA 15547
Geografia
País Portugal
Cidade Porto
Coordenadas 41° 9' 26" N 8° 36' 43" O
Geolocalização no mapa: Porto
Igreja da Lapa está localizado em: Porto
Igreja da Lapa

A Igreja da Lapa situa-se na freguesia portuguesa de Cedofeita, cidade do Porto.

História[editar | editar código-fonte]

A Irmandade de Nossa Senhora da Lapa foi instituída em 1755 pelo Papa Bento XIV. No dia 17 de Julho de 1756 foi começada a construir a Igreja, de modo a substituir uma capela menor.

Na capela-mor, por trás duma pesada porta de bronze, está o coração de D. Pedro IV oferecido à cidade pela viúva a Imperatriz D. Amélia de Beauharnais, cumprindo o desejo do marido. De 4 em 4 anos a porta é aberta, por funcionários da Câmara Municipal do Porto, de modo a poder substituir o líquido na jarra em que o coração está inserido.[1]

No coro-alto foi colocado em 1995 um órgão de tubos da autoria do mestre-organeiro alemão Georg Jann. Trata-se do maior órgão da Península Ibérica.[2] É de salientar que esta igreja conta com uma fachada repleta de pedras (cerca de 2723). É, também, umas das igrejas mais importantes do património da Invicta, sendo a sua arquitectura do estilo rococó e neoclássico.

A 12 de abril de 2013, foi publicada em Diário da República a classificação da igreja da Lapa e do cemitério anexo como Monumentos de Interesse Público. Com a publicação do despacho do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, ficou definida também a área de salvaguarda deste monumento que abrange as ruas adjacentes e condiciona intervenções no respetivo casario à aprovação do Igespar.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja da Lapa (Porto)
Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.