Casper Van Dien

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casper Van Dien

Casper Robert Van Dien, Jr. (Ridgefield, 18 de dezembro de 1968) é um ator americano mais conhecido por seu papel como Johnny Rico, em Starship Troopers . Van Dien nasceu e cresceu em Milton, na Flórida, filho de Diane, uma professora aposentada, e Robert Casper Van Dien, comandante reformado da marinha dos Estados Unidos. O nome Casper é uma tradição de família, dado ao filho mais velho de sua família há mais de 11 gerações. Há uma longa tradição militar na família Van Dien. Além de seu pai, seu avô também era da marinha e serviu durante a Segunda Guerra Mundial .

Van Dien é descendente de uma antiga família holandesa há muito estabelecida em Nova York, mas sua ascendência tem também origens sueca, francesa, inglesa e nativa americana. A rua em que ele cresceu em Nova Jersey tem o nome de Avenida Van Dien em homenagem a seu tataravô. Na escola secundária, devido a sua boa aparência e uma bela estampa, seu apelido era Ken, por causa do boneco Ken, namorado da “Barbie”. Mas ele não gostava desse apelido,que acabou sendo motivo de muitas brigas naquela época. Depois de algum tempo sua família mudou-se para a Flórida, onde ele matriculou-se numa escola militar. Depois disso cursou a Universidade da Flórida, mas não chegou a diplomar-se.

Mudou-se,então para Los Angeles, onde começou a pegar pequenos papéis em séries da TV e filmes. Chegou a participar do seriado Beverly Hills. Conseguiu um personagem de destaque num telefime sobre a vida de James Dean e depois numa série de TV de ficção científica, tornando-se assim mais conhecido do público americano. O sucesso lhe rendeu o personagem Tarzan no filme Tarzan e a Cidade Perdida, de 1998, e em 1999 participou de “a Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, de Tim Burton. Desde então tem participado de outros filmes procuzidos para o cinema e televisão. Há alguns anos atrás Van Dien reviveu seu mais famoso personagem, Johnny Rico, na produção Starship Troopers 3: Marauder na televisão americana.

De 1993 a 97, Van Dien foi casado com Carrie Mitchum, neta de Robert Mitchum, ao lado de quem ele co-estrelou o telefilme James Dean: Race com o destino. Eles tiveram dois filhos: Casper "Cappy" Robert Mitchum Van Dien, cujo apelido é Cappy, e Caroline Dorothy Grace Van Dien, Gracie. Após a separação ele ficou com a custódia dos filhos. Em 1999 conheceu e trabalhou com a atriz Catherine Oxenberg, filha da Princesa Elizabeth da Iugoslávia. Os dois casaram-se em Las Vegas ainda nesse mesmo ano.

Em 2005 estrelaram juntos um seriado próprio na TV americana, uma espécie de reality show intitulado I Married a Princess, cuja tradução seria casei-me com uma princesa. Depois disso, ele já estrelou também em outras séries da TV, como Mortal Kombat: Legacy, do canal americano Machinima, onde fez o personagem Johnny Cage.

Com Catherine, Van Dien teve mais duas filhas, Maya e Celeste Alma. 

Casper Van Dien é ainda um filantropo e exerce junto a outras celebridades a função de embaixador de uma organização chamada Childhelp, dedicada a ajudar crianças carentes.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.