CeDeCe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea é uma companhia de reportório, fundada em Abril de 1992 e dirigida artisticamente por Maria Bessa e António Rodrigues desde a sua fundação em Setúbal. O seu dia a dia de trabalho realiza-se em Alcobaça no Celeiro do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

A assinar o seu vasto reportório, a CeDeCe destaca Gagik Ismailian, V. Wellenkamp, O. Roriz, J. Heckman, M. Haim, D. Sing Buller, G. Smith e A. Rodrigues. Destaca ainda coreografias sobre temas que lhe foram encomendados - Dançar Zeca Afonso (Lisboa 94/A. Rodrigues) e A Sibila sobre o conhecido romance de A. Bessa-Luis (Acarte 98/A. Rodrigues), bem como a Cidade Perdida e Mecânica de G. Ismailian entre muitas outras obras deste coreógrafo. Em 1996 é-lhe atribuído o Prémio da Imprensa (Prémio Bordalo). Em 2007 cria o Exchange Festival-1 Festival Internacional de Dança de Alcobaça que repete em 2008. Deste intercambio nasce a colaboraçao com a Companhia Nacional da Croácia(Rijeka)produzindo a 1 co-produçao(Ancient Times Today)com coreografias de L.Sousa e Stasa Zurovac, este último, actual director dessa companhia.

Esta Cia. prefaz 18 anos de actividade contínua em Abril de 2010. Espectáculos por todo o país e ainda na Alemanha, Inglaterra, Suíça, Escócia, Irlanda, Macau, Itália, Curitiba, Espanha , Casa das Mudas na Madeira, Croácia 2007 e 2008(Rijeka e Varazdin).

O Nome CeDeCe tem algumas variantes: CêDêCê; CeDeCe; cedece; CDC.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Site Oficial da Companhia [1]
  • DVD do Bailado "O Flautista" lançado pela companhia[2]