Château Latour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção sobre vinhos não cita fontes fiáveis e independentes (desde Junho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Château Latour
Garrafa de Château Latour 1988
Designação Château Latour
Denominação
principal
AOC
Ano de inclusão 1855
País França
Região principal Bordeaux
Localização Médoc
Cidade Pauillac
Clima Temperado
Solo Rochoso, argila
Superfície total 65 ha
Superfície
plantada
45 ha
Cepa dominante Cabernet Sauvignon, Merlot e pequenas parcelas de Cabernet Franc
Vinhos produzidos Tinto
Produção (hl) 200.000 a 220.000 garrafas

O Château Latour é um vinho tinto de Bordeaux, região de (Médoc), França, com um bouquet refinado, recordando o perfume das violetas. É um dos melhores e mais famosos vinhos da região. As uvas usadas nos vinhos, que não são filtrados, são Cabernet Sauvignon, Merlot e pequenas parcelas de Cabernet Franc.

O Château Latour é uma área de 65 ha no Médoc situado na comuna de Pauillac e pertence a Appellation de origem do mesmo nome. Ele é um "Premier Grand Cru" de Pauillac de acordo com a classificação oficial dos vinhos de Bordeaux de 1855. Ele compartilha essa rara distinção com o Château Margaux, Château Lafite Rothschild, Château Mouton Rothschild e o Château Haut-Brion.

História[editar | editar código-fonte]

Sabores[editar | editar código-fonte]

Château Latour 1961

O vinhedo de 65 hectares é formado por uma área de 47 hectares em torno do castelo, chamado de "l'Enclos", que estão reservados à produção do vinho. Eles ocupam toda uma colina delimitada de norte a sul por dois pequenos córregos e no leste pelo "Palus", a borda do rio Gironde.

Os solos são do período quaternário como boa parte dos vinhedos de Bordeaux. Eles são caracterizados por uma grande abundância de pedras (pelo menos 40 a 50%), o que garante boa permeabilidade do terroir. No entanto, a drenagem natural era insuficiente e foi construída uma rede em tubos de cerâmica ainda no século XIX que mantém o solo em perfeitas condições.

Castas[editar | editar código-fonte]

As vinhas tem uma forte predominância de Cabernet Sauvignon (80%) e ocupa 15% da superfície. Quanto ao Cabernet Franc e Petit verdot, elas representam apenas 5% das vinhas. Esta vinha possui uma elevada densidade de plantação (10.000 plantas por hectare), o que representa mais um fator de qualidade, pois cada pé produz quantidade menor de uvas.

Produção[editar | editar código-fonte]

A produção do Latour é de 200.000 a 220.000 garrafas por ano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Château Latour