Merlot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Merlot
Uvas merlot
Espécie: Vitis vinifera
Cultivo: França
Estados Unidos
Itália
Brasil
Bulgária
Austrália
Moldávia
África do Sul
România
Chile
Nova Zelândia
Espanha
Suíça
Alemanha
Canadá
Grécia
Áustria[1]
Cor da uva: tinta
Cor do vinho: tinto
Melhores vinhos: Château Pétrus

Merlot é uma casta de uva tinta, fruto da Vitis vinifera. É uma das responsáveis pelas características dos vinhos tintos de Saint Émillion, na região de Bordeaux, na França, sendo utilizada para a elaboração de vinho tinto para ser consumido jovem.

Vinho[editar | editar código-fonte]

O vinho merlot é encorpado, intensamente frutado, complexo, uma harmônica estrutura com perfeito equilíbrio. Apresenta uma cor vermelho-púrpura, seus aromas são densos e frutados, tendo uma boa evolução, deixando assim seu aroma com muita complexidade. O paladar é rico, macio, perfeitamente equilibrado, sedoso e de grande classe.

Sideways[editar | editar código-fonte]

A uva ficou famosa pela sua citação no filme estadunidense Sideways. No filme, o protagonista se recusa a tomá-lo em um jantar. Apesar disso, quando o filme se aproxima do final, os personagens se deliciam com uma garrafa de Pétrus, que é, basicamente, um merlot.

Mesmo assim, após o filme, as vendas da variedade despencaram nos Estados Unidos.[2]

Referências

  1. VINES.ORG Encyclopedia (em Inglês). Página visitada em 14/05/2009.
  2. Timesonline.co.uk - Oscar winner knocks sales of merlot wine sideways (em Inglês) (06/03/2005). Página visitada em 14/05/2009.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.