Merlot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Merlot
Uvas merlot
Espécie: Vitis vinifera
Cultivo: França
Estados Unidos
Itália
Brasil
Bulgária
Austrália
Moldávia
África do Sul
România
Chile
Nova Zelândia
Espanha
Suíça
Alemanha
Canadá
Grécia
Áustria[1]
Cor da uva: tinta
Cor do vinho: tinto
Melhores vinhos: Château Pétrus

Merlot é uma casta de uva tinta, fruto da Vitis vinifera. É uma das responsáveis pelas características dos vinhos tintos de Saint Émillion, na região de Bordeaux, na França. Apesar da casta geralmente ser utilizada em vinhos para serem consumidos jovens, as vinícolas de Saint Émillion garantem rótulos de longevidade.

Vinho[editar | editar código-fonte]

O vinho merlot é encorpado, intensamente frutado, complexo, uma harmônica estrutura com perfeito equilíbrio. Apresenta uma cor vermelho-púrpura, seus aromas são densos e frutados, tendo uma boa evolução, deixando assim seu aroma com muita complexidade. O paladar é rico, macio, perfeitamente equilibrado, sedoso e de grande classe.

Sideways[editar | editar código-fonte]

A uva ficou famosa pela sua citação no filme estadunidense Sideways. No filme, o protagonista se recusa a tomá-lo em um jantar. Apesar disso, quando o filme se aproxima do final, os personagens se deliciam com uma garrafa de Pétrus, que é, basicamente, um merlot.

Mesmo assim, após o filme, as vendas da variedade despencaram nos Estados Unidos.[2]

Referências

  1. VINES.ORG Encyclopedia (em Inglês). Visitado em 14/05/2009.
  2. Timesonline.co.uk - Oscar winner knocks sales of merlot wine sideways (em Inglês) (06/03/2005). Visitado em 14/05/2009.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.