Chicória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaChicória
Cichorium intybus-alvesgaspar1.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Cichorium
Espécie: C. intybus
Nome binomial
Cichorium intybus

Chicória é um nome comum às espécies do gênero Cichorium, como a Cichorium intybus e a Cichorium endivia. Plantas arbustivas perenes, com tubérculos em forma de cenoura (porém mais volumosos), utilizados após torrefação e moagem como um substituto para o café ou na produção dos cafés de mistura, suas folhas, ricas em fibras, no Brasil são consumidas cruas ou cozidas e utilizadas industrialmente na produção da fibra solúvel inulina.

Na fitoterapia, são atribuídas à chicória as seguintes propriedades: limpeza do fígado, estimulação do baço, correção de problemas de visão em geral, fortalecimento dos ossos, dentes e cabelos, e ativação das funções do estômago e dos intestinos. Também ativaria a função biliar, quando a secreção da bile se mostrasse escassa, e atuaria como laxante. [carece de fontes?].

Deve ser consumida de preferência crua[carece de fontes?], em saladas ou em sucos, juntamente com cenoura, aipo e salsa[carece de fontes?], para melhor aproveitamento de seu valor nutritivo.

O período de safra é de agosto a janeiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Chicória
  • Chicory Página discutindo o uso da chicória em geral: como substituto do café, mas também como vegetal.
Ícone de esboço Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.