Inulina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Inulina
Inulina
Alerta sobre risco à saúde
Inulin strukturformel.png
Identificadores
Número CAS 9005-80-5
PubChem 24763
Propriedades
Fórmula molecular C6nH10n+2O5n+1
Massa molar Polymer; depends on n
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.


A inulina é um frutano, polissacarídeo da frutose com uma unidade de glicose terminal. de origem vegetal, formula C6nH10n+2O5n+1 e CAS nº 9005-80-5. O polímero da frutose é particularmente abundante nas raizes da chicória, de onde é extraída industrialmente. Também é encontrada em outros vegetais que pertencem a família das Asteraceae, principalmente nos tubérculos do tupinambo ( Helianthus tuberosus) e cebolas da Dahlia. No final da temporada, com as primeiras geadas, a inulina sofre uma hidrólise que provoca uma baixa do seu rendimento.

A inulina, por não ser digerida pelas enzimas do intestino humano, é considerada como fibra alimentar insolúvel. Desta maneira, a inulina alcança o cólon onde é utilizada pela flora microbiana.

A inulina é utilizada na indústria como ingrediente para a preparação de diversos produtos agro-alimentares. O grau de polimerização condiciona a sua funcionalidade. Os polímeros que apresentam menos de dez unidades de frutose são denominados frutooligossacarideos ou oligofrutoses, sendo utilizados como adoçantes; aqueles que apresentam mais de dez unidades não apresentam características adoçantes, sendo usadas para melhorar a textura dos alimentos em substituição as matérias graxas.

Cálculo da Taxa de Filtração Glomerular (TFG)[editar | editar código-fonte]

A inulina é tratada de modo único pelos néfrons, de modo que ela é livremente filtrada no glomérulo mas não é secretada nem reabsorvida através dos túbulos do néfron. Essa propriedade da inulina permite que a depuração plasmática da inulina seja usada clinicamente como uma medida muito precisa da taxa de filtração glomerular (TFG) - a quantidade de plasma da arteríola aferente que é filtrado na cápsula de Bowman.