Clã Asano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Símbolo do clã Asano

O clã Asano (淺野氏, Asano-shi?) foi um clã samurai do Japão feudal que controlou o han (feudo) de Hiroshima em volta do Castelo de Hiroshima por boa parte do Período Edo.

Os Asano descendem do Imperador Seiwa (850-880) e de Minamoto no Yorimitsu (944-1021), e são um ramo da família Toki. Minamoto no Mitsunobu, descendente de Yorimitsu da quarta geração, fixou-se em Toki (Mino) e tomou para si o nome do lugar. Os Toki foram shugo (Governadores) hereditários da província de Mino até o século XVI.

Talvez o nome Asano seja mais conhecido como resultado da história dos 47 rōnin, cujo senhor era Asano Naganori, do ramo principal do clã em Ako (Província de Harima, 53000 koku).

Os Asano eram tozama daimyō, ou "senhores externos", que não mantinham laços hereditários com o xogunato Tokugawa. Assim eles tinham várias responsabilidades e obrigações com o xogun em nível maior do que outros senhores. Ademais, a cidade do castelo do clã era Hiroshima, com seu grande porto, e o clã governou as províncias de Aki e Bingo, totalizando uma receita de 426500 koku.

Principais membros do clã Asano[editar | editar código-fonte]

Para uma lista de outros senhores Asano em Hiroshima, veja Castelo de Hiroshima.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Hiroshima Castle Visitors Guide (flier received at the castle)
  • Sansom, George (1961). "A History of Japan: 1334-1615." Stanford, California: Stanford University Press.
  • Sansom, George (1963). "A History of Japan: 1615-1867." Stanford, California: Stanford University Press.
Ícone de esboço Este artigo sobre um clã do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.