ClipGrab

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ClibGrab
Desenvolvedor Não encontrado
Plataforma Microsoft Windows, Mac OS X, Linux
Lançamento 5 novembro 2007; há 16 anos
Gênero(s) Download manager
Licença GPL v3 (free software)

ClipGrab é um software multiplataforma para download de vídeos de sites populares, tais como YouTube, Vimeo, Dailymotion ou Metacafe. Ele também oferece a possibilidade de converter os arquivos baixados para outros formatos de ficheiro, tais como: MP3, MPEG4, OGG Theora ou WMV. Ele é publicado como software livre sob os termos da versão 3 da GNU General Public license.[1]

Recursos[editar | editar código-fonte]

O ClipGrab oficialmente suporta o download de vídeos de sites que incluem o YouTube, Collegehumor, Dailymotion e Vimeo. Além disso, o software fornece uma heurística que pode também fazer o download de vídeos de sites que não são oficialmente suportados. Quando disponível, o ClipGrab oferece diferentes opções de qualidade para um vídeo. Com esse recurso, o usuário pode escolher entre o download de uma versão de alta definição, definição padrão ou de baixa definição do vídeo. O ClipGrab pode detectar automaticamente URLs compatíveis quando forem copiados à área de transferência. O programa também fornece uma funcionalidade de pesquisa integrada ao YouTube. Ele tem sido muito elogiado por sua interface de usuário.[2][3][4] O site de revisão de software softoxi.com afirma que "[o ClipGrab] tem um design muito bonito de interface gráfica do usuário" e "destaca-se imediatamente pelo seu olhar, o sentir e o desempenho."[5]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O ClipGrab era originalmente desenvolvido na linguagem de programação PureBasic,[6] e só podia baixar um vídeo de cada vez. Mais tarde, o software foi reescrito usando C++ e Qt framework, e publicado sob os termos da GPL v3. Desde a versão 3.0, o programa também está disponível para Mac OS X.

OpenCandy[editar | editar código-fonte]

O ClipGrab installer para Windows usa OpenCandy, um anúncio de um módulo de instalação do software.[7]

O site contém um pequeno link de download o botão de download que permite que os usuários baixem um software instalador adware-versão livre do software.

Referências

  1. «ClipGrab Git COPYING». Consultado em 2 de julho de 2018. Arquivado do original em 2 de abril de 2015 
  2. «German newspaper "Der Tagesspiegel" recommends ClipGrab». tagesspiegel.de (em German)  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
  3. «Review by The Windows Club». thewindowsclub.com 
  4. «Review by the Chip Magazine». thewindowsclub.com 
  5. «Review by softoxi.com». softoxi.com. Consultado em 2 de julho de 2018. Arquivado do original em 14 de julho de 2014 
  6. «Initial release announcement». purebasic.fr (em German). Consultado em 2 de julho de 2018. Arquivado do original em 14 de julho de 2014  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
  7. «Legal mentions». clipgrab.org 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]