Colares DOC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Colares é uma pequena região vinícola portuguesa no concelho de Sintra, em redor da vila de Colares, entre a serra e o Atlântico. A região tem a classificação DOC, Denominação de Origem Controlada e estende-se ao longo da costa, com as vinhas protegidas por dunas de areia. A região é conhecida pelos vinhos tintos encorpados, de cor densa e ricos taninos.1

A certificação da DOC Colares é feita pela Comissão Vitivinícola Regional de Bucelas, Carcavelos e Colares.

Características[editar | editar código-fonte]

Colares é região demarcada desde 1908, mas a origem dos seus vinhos remonta a 1255, quando D. Afonso III fez a doação do Reguengo de Colares, obrigando a plantar aí videiras vindas de França.

As características únicas dos vinhos de Colares devem-se à combinação de castas, solo e clima temperado e húmido no Verão, mas principalmente ao facto da vinha ser instalada em "chão de areia". Situadas próximo do mar as vinhas estão sujeitas a ventos marítimos muito fortes, pelo que tradicionalmente são protegidas por paliçadas de canas. As castas são plantadas directamente na areia, sem recurso a porta-enxertos. Os seus solos arenosos conseguiram manter afastada a filoxera, epidemia que assolou a Europa quase todo o território português, por isso as vinhas de Colares da casta Ramisco, não enxertadas, estão entre as mais antigas de Portugal.2


Castas[editar | editar código-fonte]

  • Principais castas tintas:Ramisco, com representação mínima de 80%.
  • Principais castas brancas: Malvasia, com representação mínima de 80%.

Vinhos[editar | editar código-fonte]

A designação Colares DOC pode ser utilizada em vinhos tintos e brancos.

Municípios[editar | editar código-fonte]

A área geográfica da DOC Colares situa-se no concelho de Sintra, entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico, compreendendo as freguesias de Colares, São Martinho e São João das Lampas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. T. Stevenson "The Sotheby's Wine Encyclopedia" pg 331 Dorling Kindersley 2005 ISBN 0756613248
  2. http://www.ivv.min-agricultura.pt/vinhos/index.html
Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço relacionado ao Projeto Portugal. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.