Bairrada DOC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bairrada é uma região vinícola portuguesa situada na Beira Litoral, que se estende entre Águeda e Coimbra até às dunas do litoral Atlântico. A região tem a classificação DOC, Denominação de Origem Controlada e destaca-se pelos tintos de cor densa e elevados taninos1 , da casta local Baga, embora se notabilize também pelos vinhos brancos e espumantes qualidade, resultado da diversidade de solos. A Bairrada faz fronteira a norte com a região de Lafões(IPR) e a este com a região Dão (DOC).

A certificação da DOC Bairrada é feita pela Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Características[editar | editar código-fonte]

A Bairrada tem um clima suave, temperado pela proximidade do Oceano Atlântico. Nesta região de terras planas destacam-se dois tipos de solos que originam vinhos diversificados: os argilosos ou barrentos, que deram origem ao nome Bairrada, e os solos arenosos.

Apesar da produção de vinho existir desde o século X, foi no século XIX que se transformou numa região produtora de vinhos de qualidade tintos, brancos e espumantes, com os viajantes a pararem nesta região para comerem o famoso leitão da Bairrada e beberem os seus afamados vinhos.

Castas[editar | editar código-fonte]

A casta local Baga é a variedade tinta dominante na região. Cultivada nos solos argilosos, origina vinhos carregados de cor e muito ricos em taninos, que lhes dão elevada longevidade. Nas castas brancas, plantadas nos solos arenosos da região, destacam-se as castas Bical e Fernão Pires, na região denominada Maria Gomes, que origina vinhos brancos delicados e aromáticos. Os espumantes naturais da região são muito utilizados a acompanhar a cozinha local, como o tradicional Leitão. Recentemente, foi permitido na região DOC da Bairrada plantar castas internacionais, como a Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Pinot Noir que partilham os terrenos com as castas portuguesas.

Vinhos[editar | editar código-fonte]

A designação DOC Bairrada pode ser utilizada em Vinhos Brancos, Tintos, Rosados e Espumantes e em Aguardentes Bagaceiras.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. T. Stevenson "The Sotheby's Wine Encyclopedia" pg 330 Dorling Kindersley 2005 ISBN 0756613248
  2. http://www.ivv.min-agricultura.pt/vinhos/index.html
Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço relacionado ao Projeto Portugal. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.