Dromiciops gliroides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Colocolo)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaDromiciops gliroides[1]

Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Microbiotheria
Família: Microbiotheriidae
Género: Dromiciops
Thomas, 1894
Espécie: D. gliroides
Nome binomial
Dromiciops gliroides
Thomas, 1894
Distribuição geográfica

Dromiciops gliroides é uma espécie de marsupial da família Microbiotheriidae endêmica da América do Sul. É a única espécie descrita para o gênero Dromiciops, e a única representante existente da ordem Microbiotheria.[1] Conhecido popularmente como colocolo.

É assim considerado um fóssil vivente, uma vez que os outros membros da sua ordem se extinguiram entre o Oligoceno e o Mioceno, apesar de terem sido muito abundantes na fauna do Miocénico da América do Sul. Apesar de serem encontrados neste subcontinente, o colocolo tem mais parecenças com os marsupiais da Austrália. Ignora-se se os ancestrais do colocolo foram da Austrália à América através da Antártida, ou se já se encontravan aí localizados desde que ambos os continentes estavam unidos formando Gondwana.

O colocolo é um animal de pequeno porte, medindo apenas 13 cm de comprimento para cerca de 30 g de peso. Têm uma pelagem acastanhada e lustrosa, orelhas arredondadas e uma mancha preta em torno dos olhos. É um animal carnívoro que se alimenta de insectos, minhocas.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

O colocolo vive exclusivamente em florestas do Chile e Argentina, preferindo áreas húmidas de vegetação densa nas quais o colocolo é relativamente comum, apesar de ameaçado pela desflorestação. Pode encontrar-se especificamente nos bosques húmidos do sul do Chile, entre os 36 e 43 graus de latitude, na Ilha Grande de Chiloé, na Cordilheira da Costa, no vale central, e na Cordilheira dos Andes. Habita também em algumas regiões da Argentina.

O colocolo é considerado por algumas culturas nativas do Chile como um sinal de extremo mau agouro e por outras como de muito bom agouro.

Referências

  1. a b Gardner, A.L. (2005). «Order Microbiotheria». In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press. 21 páginas. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494 
  2. Diaz, M.; Teta, P. (2008). Dromiciops gliroides (em inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2014. Página visitada em 22 de setembro de 2014..
Ícone de esboço Este artigo sobre marsupiais, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.