Conceição das Pedras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conceição das Pedras
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Conceição das Pedras
Bandeira
Brasão de armas de Conceição das Pedras
Brasão de armas
Hino
Gentílico pedrense[1]
Localização
Localização de Conceição das Pedras em Minas Gerais
Localização de Conceição das Pedras em Minas Gerais
Localização de Conceição das Pedras em Minas Gerais
Conceição das Pedras está localizado em: Brasil
Conceição das Pedras
Localização de Conceição das Pedras no Brasil
Mapa
Mapa de Conceição das Pedras
Coordenadas 22° 09' 36" S 45° 27' 18" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Natércia, Jesuânia, Olímpio Noronha, Cristina, Pedralva[2]
Distância até a capital 423 km
História
Fundação 30 de dezembro de 1962 (61 anos)
Administração
Prefeito(a) Benedito Carlos Pereira[3] (PP, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [5] 101,562 km²
População total (censo IBGE/2022[1]) 2 772 hab.
Densidade 27,3 hab./km²
Clima Tropical de Altitude (Cwb)
Altitude 1050 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 37527-000 a 37529-999[4]
Indicadores
IDH (PNUD/2010[6]) 0,668 médio
PIB (IBGE/2008[7]) R$ 26 350,717 mil
PIB per capita (IBGE/2008[7]) R$ 9 367,48
Sítio conceicaodaspedras.mg.gov.br (Prefeitura)
conceicaodaspedras.cam.mg.gov.br (Câmara)

Conceição das Pedras é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população, segundo o censo do IBGE de 2022, é de 2 772 habitantes.[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município de Conceição das Pedras está situado no sul do Estado de Minas Gerais, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, sob uma cadeia montanhosa e rochosa denominada Serra das Pedras.

Seu território abrange uma área de 127 km², sendo considerado de pequeno porte e com uma população de pouco mais de 2.700 habitantes.

Distante 430 km de Belo Horizonte, o município apresenta ótimas oportunidades para empreendimentos na área hoteleira e turística pelos seus destaques naturais e pelo excelente grau de qualidade de vida de quem vive neste pacato município.

De solo essencialmente montanhoso (65%), tem como cume, no alto da Serra das Pedras, a altitude de 1820 metros e como ponto menos elevado, na foz do Ribeirão das Pedras, a altitude de 958 metros em relação ao nível do mar. A cidade está localizada no centro do território a 1050 m de altitude.

Abastado por diversas fontes naturais de grande beleza como a Serra das Pedras (Pedra Branca), as cachoeiras da Usina, dos Bandeirantes e várias outras; o Município de Conceição das Pedras passa por um processo de reurbanização e modernização nos meios de produção e administrativos visando a adequação ao Selo Turístico que foi conferido ao município.

Economia[editar | editar código-fonte]

A escassez de terras planas (são apenas 2% da área total), a baixa temperatura média (15 °C) e a intensidade das chuvas (cerca de 1650 mm/ano), tornam a região propícia à produção de café, banana, batata, tomate, milho, frutas cítricas e hortigranjeiros em geral. A soma desses aspectos faz com que o gado de leite tenha uma boa produção e qualidade reconhecida nos mercados de São Paulo e em todo o Sul de Minas.

A agropecuária predomina como atividade econômica de maior destaque pela alta fertilidade do solo e outros fatores. O leite é classificado como um dos melhores da região por causa dos aspectos do relevo e, atualmente, grande parte é vendida para a indústria láctea.

O setor industrial limita-se à produção de queijo, de luvas de couro, de artefatos de madeira e carvão.

Contando com uma grande variedade de espécies, a flora inclui Araucárias, Jacarandás, Ipês, Cedros, Candeias e outras madeiras nobres. Há também Eucaliptos e Pinus a título de reflorestamento e para o corte.

O município integra o circuito turístico Caminhos do Sul de Minas.[8]

Administração[editar | editar código-fonte]

Compõem o município os bairros do Barreiro, Cabeçote, Capinzal, Centro, Grota, Lavra, Pereira, Santo Antônio, São José, São José do Pinhal, São Miguel, Tijuco Preto, Turvo, Usina e Ventania. Os limites territoriais se dão com os municípios de Pedralva, Natércia, Jesuânia, Cristina e Olímpio Noronha.

Toda a cidade possui infra-estrutura completa, sendo a quase totalidade das ruas calçadas, as praças arborizadas e todo o perímetro urbano servido de água e esgoto sob concessão da Prefeitura. Ela também é responsável pela limpeza pública, coleta e administração do lixo. Os espaços físicos para recreação como Parque Desportivo assim como as quadras da zona rural e o Clube Social Pedrense também estão concentrados nas mãos da administração pública municipal.

A Energia Elétrica chega aos lares pedrenses pela concessionária CEMIG e os serviços de telefonia fixa são prestados pela operadora Oi (antiga TELEMAR). Já os serviços de telefonia móvel são prestados pela operadora Vivo (antiga Telemig Celular).

Pertencente à Comarca de Natércia, o Município ainda é dependente daquela cidade no que tange quanto às decisões judiciais e à segurança pública estadual.

Quanto à Justiça Eleitoral, passou para a Comarca de Cristina - MG, conforme Ofício 039/2017, de 23/10/2017 e Ofício Circular nº 03/2019, de 07/02/2019.

Cultura e educação[editar | editar código-fonte]

O ambiente cultural ainda mostra-se muito tímido, mas todos têm acesso ao ensino fundamental e médio em todo o Município. A prefeitura municipal oferece transporte gratuito para Itajubá onde há divérsas opções em ensino superior, cursos profissionalizantes e pré-vestibulares. Há um telecentro comunitário para pesquisa com acesso a Internet e uma biblioteca municipal. Foram implementados novos programas de esportes através da Prefeitura Municipal, como futebol, vôlei e caratê, esportes que ajudam principalmente crianças a terem um melhor futuro.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Dados:

  • Instituto de Geociências Aplicadas – IGA/CETEC;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE;
  • Prefeitura de Conceição das Pedras.

Referências

  1. a b c «Conceição das Pedras». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 30 de outubro de 2023 
  2. IBGE (2009). «Mapa Político do Estado de Minas Gerais» (PDF). Consultado em 8 de dezembro de 2009 
  3. [https://www.cidade-brasil.com.br/resultatdos-da-eleicao-conceicao-das-pedras.html
  4. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. «Busca Faixa CEP». Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
  5. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  6. «Ranking IDHM Municípios 2010». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2013. Consultado em 15 de junho de 2015 
  7. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  8. «Listagem dos Circuitos Turísticos» (PDF). Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. 27 páginas. Consultado em 20 de novembro de 2010. Arquivado do original (PDF) em 12 de maio de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.