Conceição das Pedras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Município de Conceição das Pedras
Bandeira de Conceição das Pedras
Brasão de Conceição das Pedras
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 30 de dezembro de 1962
Gentílico pedrense
Prefeito(a) Sebastião Edicássio Raimundo
(2013–2016)
Localização
Localização de Conceição das Pedras
Localização de Conceição das Pedras em Minas Gerais
Conceição das Pedras está localizado em: Brasil
Conceição das Pedras
Localização de Conceição das Pedras no Brasil
22° 09' 36" S 45° 27' 18" O22° 09' 36" S 45° 27' 18" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Sul/Sudoeste de Minas IBGE/2008 [1]
Microrregião Santa Rita do Sapucaí IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Natércia, Jesuânia, Olímpio Noronha, Cristina, Pedralva[2]
Distância até a capital 423 km
Características geográficas
Área 101,562 km² [3]
População 2 749 hab. Censo IBGE/2010[4]
Densidade 27,07 hab./km²
Altitude 1050 m
Clima Tropical de Altitude Cwb
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,751 alto PNUD/2000 [5]
PIB R$ 26 350,717 mil IBGE/2008[6]
PIB per capita R$ 9 367,48 IBGE/2008[6]
Página oficial

Conceição das Pedras é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 2.827 habitantes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município de Conceição das Pedras está situado no sul do Estado de Minas Gerais, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, sob uma cadeia montanhosa e rochosa denominada Serra das Pedras.

Seu território abrange uma área de 127 km², sendo considerado de pequeno porte e com uma população de pouco mais de 2700 habitantes.

Distante 430 km de Belo Horizonte, 280 km de São Paulo e 320 km do Rio de Janeiro, o município apresenta ótimas oportunidades para empreendimentos na área hoteleira e turística pelos seus destaques naturais e pelo excelente grau de qualidade de vida de quem vive neste pacato município.

De solo essencialmente montanhoso (65%), tem como cume, no alto da Serra das Pedras, a altitude de 1820 metros e como ponto menos elevado, na foz do Ribeirão das Pedras, a altitude de 958 metros em relação ao nível do mar. A cidade está localizada no centro do território a 1050 m de altitude.

Abastado por diversas fontes naturais de grande beleza como a Serra das Pedras (Pedra Branca), as cachoeiras da Usina, dos Bandeirantes e várias outras; o Município de Conceição das Pedras passa por um processo de reurbanização e modernização nos meios de produção e administrativos visando a adequação ao Selo Turístico que foi conferido ao município.

Economia[editar | editar código-fonte]

A escassez de terras planas (são apenas 2% da área total), a baixa temperatura média (15 °C) e a intensidade das chuvas (cerca de 1650 mm/ano), tornam a região propícia à produção de café, banana, batata, tomate, milho, frutas cítricas e hortigranjeiros em geral. A soma desses aspectos faz com que o gado de leite tenha uma boa produção e qualidade reconhecida nos mercados de São Paulo e em todo o Sul de Minas.

A agropecuária predomina como atividade econômica de maior destaque pela alta fertilidade do solo e outros fatores. O leite é classificado como um dos melhores da região por causa dos aspectos do relevo e, atualmente, grande parte é vendida para a indústria láctea.

O setor industrial limita-se à produção de queijo, de artefatos de madeira e também carvão.

Contando com uma grande variedade de espécies, a flora inclui Araucárias, Jacarandás, Ipês, Cedros, Candeias e outras madeiras nobres. Há também Eucaliptos e Pinus a título de reflorestamento e para o corte.

O município integra o circuito turístico Caminhos do Sul de Minas.[7]

Administração[editar | editar código-fonte]

Compõem o município os bairros do Barreiro, Cabeçote, Capinzal, Grota, Lavra, Pereira, Santo Antônio, São José, São José do Pinhal, São Miguel, Tijuco Preto, Turvo, Usina e Ventania. Os limites territoriais se dão com os municípios de Pedralva, Natércia, Jesuânia, Cristina e Olímpio Noronha.

Toda a cidade possui infra-estrutura completa, sendo a quase totalidade das ruas calçadas, as praças arborizadas e todo o perímetro urbano servido de água e esgoto sob concessão da Prefeitura. Ela também é responsável pela limpeza pública, coleta e administração do lixo. Os espaços físicos para recreação como Parque Desportivo assim como as quadras da zona rural e o Clube Social Pedrense também estão concentrados nas mãos da administração pública municipal.

A Energia Elétrica chega aos lares pedrenses pela CEMIG e os serviços de telefonia fixa são prestados pela TELEMAR. O Município possui a prestação de serviços de telefonia móvel prestados pela Telemig Celular.

Pertencente à Comarca de Natércia, o Município ainda é dependente daquela cidade no que tange quanto às decisões judiciais, à segurança pública estadual e na Justiça Eleitoral.

Cultura e educação[editar | editar código-fonte]

O ambiente cultural ainda mostra-se muito tímido, mas todos têm acesso ao ensino fundamental e médio em todo o Município. A prefeitura municipal oferece transporte gratuito para Itajubá onde há divérsas opções em ensino superior, cursos profissionalizantes e pré-vestibulares.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Dados:

  • Instituto de Geociências Aplicadas – IGA/CETEC;
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE;
  • Prefeitura de Conceição das Pedras.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (2009). Mapa Político do Estado de Minas Gerais (PDF). Página visitada em 8 de dezembro de 2009.
  3. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  4. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  5. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  6. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  7. Listagem dos Circuitos Turísticos 27 pp. Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. Página visitada em 20 de novembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.