Conferência de Ningdu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Conferência de Ningdu (chinês tradicional: chinês simplificado: pinyin: Níng Huì), foi uma importante reunião do Partido Comunista da China realizada no Salão Ancestral de Banshan (chinês: 榜山祠), na aldeia de Xiaoyuan, Condado de Ningdu, província de Jiangxi. A reunião ocorreu no início de outubro de 1932 (possivelmente de 3 a 8 de outubro[1]), logo após o sucesso da defesa por parte das forças Comunistas contra a terceira campanha de cerco promovida pelos Nacionalistas contra o Soviete de Jiangxi.

A conferência levou a uma mudança nas táticas do Exército de Libertação Popular, saindo da estratégia de guerra de guerrilha e adotando táticas móveis e mais convencionais.[2] Juntamente com essa mudança de tática, a conferência resultou na remoção de Mao Zedong de suas posições de liderança. Ele foi substituído como comissário do exército por Zhou Enlai. Mao não seria restaurado à liderança central do partido até a Conferência de Zunyi, realizada durante a Grande Marcha (em janeiro de 1935).

Referências

  1. [1]Stuart R. Schram (ed.): The Pre-Marxist Period, 1912-1920, Volume 1, M.E. Sharpe, 1997, page 58
  2. Larry M. Wortzel; Robin D. S. Higham (1999). Dictionary of contemporary Chinese military history. ABC-CLIO. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-313-29337-5 

Notas[editar | editar código-fonte]