Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Congresso da Bolívia)
Ir para: navegação, pesquisa
Assembleia Legislativa Plurinacional
Asamblea Legislativa Plurinacional
Coat of arms of Bolivia.svg
Tipo
Tipo Bicameral
Câmaras Senado
Câmara dos Deputados
Liderança
Álvaro García Linera, MAS
desde 22 de janeiro de 2006
Gabriela Montaño, MAS
Rebeca Delgado Burgoa, MAS
Estrutura
Membros 166 membros
130 deputados
36 senadores
Senado de Bolivia elecciones 2009.svg
Cámara de Diputados de Bolivia elecciones 2009.svg
Sede
Palacio del Congreso Nacional La Paz Bolivia.jpg
La Paz, Bolívia
Site
www.diputados.bo
www.senado.bo

A Assembleia Legislativa Plurinacional, anteriormente Congresso da Bolívia, é o mais importante órgão legislativo da Bolívia. É de tendência bicameral, composto por Senado e Câmara dos Deputados, e presidido Vice-presidente da República. Senado e Câmara dos Deputados reúnem-se num edifício de arquitetura eclética localizado na Praça Murillo, no centro de La Paz.

O Senado é composto por 27 membros eleitos por sufrágio universal direto, para um mandato de cinco anos. Em cada departamento, duas vagas cabem ao partido mais votado e a terceira vaga cabe ao segundo partido mais votado.

A Câmara dos Deputados compõe-se de 130 membros eleitos por sufrágio universal direto para um mandato de cinco anos. São 62 eleitos nas nove circunscrições departamentais pelo sistema proporcional e 68 são eleitos em circunscrições menores que os departamentos, por maioria simples.

Os legisladores de ambas as casas (senadores e deputados) que representam um mesmo departamento ou região integram conjuntamente as Brigadas Departamentais, organizadas para coordenar ações de interesse regional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia