Cruz de São Pedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cruz de São Pedro

Cruz de São Pedro é uma cruz latina invertida. É um dos símbolos da Igreja Católica, tendo seu uso sido relacionado em épocas modernas a um imaginário anticristão, significado não condizente com as tradições convencionais do simbolismo católico.[1]

No Catolicismo[editar | editar código-fonte]

A origem deste símbolo está na tradição católica que diz que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois sentiu que não era digno de ser executado da mesma maneira que Cristo. É frequentemente usada com duas chaves, simbolizando as chaves do Céu.[2]

O teólogo Orígenes de Alexandria foi o primeiro a relatar que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido do próprio, antevendo maior sofrimento. Alguns católicos usam esta cruz como símbolo da humildade e demérito perante a Cristo.

Imaginário satânico e anticristão[editar | editar código-fonte]

O símbolo foi associado a atitudes satânicas e anti-religiosas a partir do imaginário de que, invertida, a cruz latina representaria o oposto da cristandade.[2] Como resultado, a cruz de São Pedro acabou tornando-se popular entre grupos anti-religião e músicos de metal extremo, notavelmente aqueles ligados ao black metal e death metal.

Tal significado acabou difundido na cultura popular, especialmente em filmes de Hollywood como Rosemary's Baby, The Exorcism of Emily Rose e The Omen, onde o símbolo é frequentemente mostrado quando a intenção é representar Satã.

Referências

  1. Saints For Dummies, pág. 33 - John Trigilio, Kenneth Brighenti - For Dummies - ISBN 9780470533581 (2010)
  2. a b Petting: Webster's Quotations, Facts and Phrases, pág. 272 - ICON Group International - ISBN 9780546718119 (2008)
Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.