Daijō-kan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Governo do
Japão Feudal
Este artigo é parte da série:
História do Japão
Sesshō

Daijō-kan
Conselho de Estado

Cargos Menores

  • Sangi
    (Conselheiro 4º Escalão)

O Daijō-kan ou Dajō-kan (太政官?) [1] foi o Departamento de Estado do Japão durante os períodos Nara e Heian, e por breve tempo durante o período Meiji.

O Código Asuka Kiyomihara de 689 assinala o surgimento inicial deste corpo administrativo, composto por três ministros: o Daijō Daijin (Chanceler), o Sadaijin (Ministro da Esquerda) e o Udaijin (Ministro da Direita) [2] . Foi consolidado pelo Código Taihō de 702. A estrutura governamental imperial era liderada pelo Daijō-kan. Este conselho e seus ministérios subsidiários administravam todos os assuntos profanos no país, enquanto que o Jingi-kan (Departamento de Culto) supervisionava os assuntos relacionados ao ritual Shintō, o clero e santuários.

Esta estrutura gradualmente perdeu poder ao longo dos séculos X e XI, à medida que o clã Fujiwara, assumindo o posto de Sesshō (Regente Imperial), começou a exercer sua influência também sobre o Daijō-kan. Tornou-se comum que o Sesshō ocupasse ambos os postos. No século XII o conselho havia perdido a maior parte do seu poder, embora o sistema jamais tenha sido inteiramente desmantelado, e continuasse a preservar seus arquivos [3] . Na passagem para o Período Heian as instituições ritsuryō se tornaram desprovidas de maior significado. No reinado do Imperador Komei (1846-1867), contudo, a aristocracia kuge se aliou a poderosas figuras das províncias e esta coalizão pouco definida trabalhou para restaurar o poder e prestígio do governo central, revigorando a antiga hierarquia administrativa .


Referências

  1. Kenkyusha's New Japanese-English Dictionary, Kenkyusha Limited, ISBN 4-7674-2015-6
  2. Hall, John Whitney et al. (1993). The Cambridge History of Japan, p. 232.
  3. Mesheryakov, Alexander On the Quantity of Written Data Produced by the Ritsuryō State, Japan Review (2003) 15:187-199
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.