Daniel Hopfer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gib Frid
Maria com Jesus
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Daniel Hopfer

Daniel Hopfer (1470, Kaufbeuren1536, Augsburg) foi um artista alemão que muitos acreditam ter sido o primeiro a usar água-forte em impressões, ainda no final do século XV. Também trabalhou com xilogravura.

Daniel teve três filhos, Jörg, Hieronymus e Lambert, os últimos dois continuaram a profissão do pai no uso da água-forte (Hieronymus em Nuremberg e Lambert em Augsburg. Os dois filhos de Jörg, Georg e Daniel, também foram gravadores famosos, patrocinados por Maximiliano II, cujo sucessor, Rodolfo II, fez com que Georg entrasse para a nobreza.

Daniel foii treinado com o uso da água-forte em armaduras. Uma espada que está hoje no Germanisches Nationalmuseum de Nuremberg é prova desse trabalho. A água-forte de metais com ácido era conhecida na Europa desde 1400, mas a elaborada decoração de armaduras, pelo menos na Alemanha. foi um arte possivelmente importada da Itália pelo final do século XV. Acredita-se que Hopfer já trabalhava com água-forte no começo de 1500, bem antes de Dürer.

Apesar da diversidade do trabalho, os Hopfer copiaram várias obras de outros artistas, tais como Andrea Mantegna, Albrecht Dürer, Jacopo de' Barbari, Marcantonio Raimondi e Albrecht Altdorfer, entre outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]