Armadura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Couraça deverá ser fundido aqui. (desde outubro de 2012)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Cheque ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Rei Augusto III da Polônia usando uma armadura.

Armadura é uma vestimenta utilizada para proteção pessoal, originalmente de metal, usada por soldados, guerreiros e cavaleiros como uma forma de proteção às armas brancas durante uma batalha.

Armaduras medievais[editar | editar código-fonte]

As armaduras leves geralmente não têm partes metálicas, e normalmente são compostas de várias camadas de couro e/ou acolchoamentos. Estas armaduras frequentemente eram infestadas de pulgas por acumular muito suor.

  • As armaduras leves têm sua principal vantagem no que diz respeito ao preço, enquanto uma armadura de metal era cara, a maioria dos soldados poderiam se equipar com armaduras desse tipo, ao contrário do senso comum, elas não eram necessariamente leves, uma vez que couro e acolchoamentos não protegiam tão bem quanto aço, então, para protegerem bem, eram postas várias camadas, que as deixavam pesadas. São exemplos de armaduras leves: corsolete de couro, corselete de couro batido e gibão de peles.

Também se incluem nesta categoria as armaduras japonesas, feitas de tiras de couro, bambu e laca.

  • As armaduras pesadas eram cotas de malha, peitorais de aço, brúnias; por baixo dessas armaduras se usava uma camisa comum de algum tecido macio como algodão para reduzir a fricção da malha, mas principalmente para reduzir a força de impacto dos golpes.
  • Apesar de se acreditar que armaduras imobilizavam o usuário, na verdade, armaduras medievais permitiam movimento fácil, o que as limitava era o peso, que diminuía a velocidade, o custo, que fazia armaduras de qualidade disponíveis apenas a nobres, e o desconforto causado por usar uma constantemente, pelo barulho, dificuldades em dormir, entre outros.
  • Ao contrário do mito, armaduras não pararam de ser usadas com a invenção da pólvora, uma vez que armaduras de placas a longa distância paravam um tiro, e a curta distância poderiam diminuir o ferimento, cavalaria e infantaria pesada era usada em conjunto com armas de fogo, e o motivo que elas pararam de ser usadas, foi o custo de se equipar um exército com elas. Por volta de 1600 a 1610, ainda era utilizada pelos couraceiros, que gradualmente diminuiram a quantidade de peças da armadura até se chegar apenas a couraça da armadura, já por volta de 1750, sendo que esses militares da cavalaria somente deixaram a de usar durante a 1ª Guerra Mundial.
Armaduras
Cota de malha Cavaleiro com armadura do tipo catafracta. Seu cavalo também é protegido por uma armadura. Placas O-yoroi
(armadura samurai)
Armadura Cuirassier
(pt: couraceiro) em estilo Savóia (1600-1610) em exposição no Museu Militar de Morges.
Gladius 2.jpg Ancient Sasanid Cataphract Uther Oxford 2003 06 2(1).jpg Maximilienne-p1000557.jpg Samurai.jpg Savoyard armour edit.jpg

Armaduras modernas[editar | editar código-fonte]

Atualmente as forças policiais e militares utilizam armaduras muito mais leves e sofisticadas. Geralmente compostas por diferentes camadas de tecido e sobreposta por uma chapa plástica de alta resistência. Os coletes à prova de bala podem ser considerados armaduras, estes tem em sua maioria fibras de aramida ou Kevlar© e também há algumas versões compostas de placas cerâmicas e plásticas articuladas. Existem também vestimentas feitas especialmente para resistir às armas brancas, tramados de arame de aço e fibras muito densas.

Proteções corporais modernas
Couraça francesa da
I Guerra Mundial.
Proteção alemã da
I Guerra Mundial usada na guerra de trincheiras.
Colete a prova de balas Armadura (esquerda) usada para proteção durante instrução de defesa pessoal da marinha dos Estados Unidos. Integrante da tropa de choque da Polícia Nacional do Panamá em traje de proteção completo.
French cuirass of WWI.jpg German helmet and frontal armoured plate for trench warfare 1916.jpg Basisweste.gif US Navy 090215-N-7280V-135 Cryptologic Technician (Maintenance) 1st Class Barry J. Harmon demonstrates a self-defense baton striking technique.jpg Efectivo policial de la Unidad de Control de Multitudes (U.C.M.) de la Policía Nacional de Panamá (2011).jpg

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Armadura
  • Ars Gladiatoria - página acessada em 26 de Julho de 2011.
  • Armaduras - Guilda dos Armoreiros. Página acessada em 26 de Julho de 2011.
  • Bugei - O-yoroi - A armadura samurai. Página acessada em 26 de Julho de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.