Escudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Exemplo de escudo de bronze.
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons
Guerreiros do Reino Zulu com seus escudos, em 1847.

O escudo é uma arma defensiva[1] que consiste, essencialmente, numa chapa de metal, madeira ou couro, usado para se proteger de golpes inimigos. A sua origem é difícil de datar. Presume-se que o homem primitivo começou a usar esta arma quando iniciou as lutas de posse de território, logo após o sedentarismo.

Um policial usando um escudo.

Actualmente é utilizado pela polícia[2] , embora de materiais sintéticos, à prova de bala. O principal material usado atualmente é o policarbonato, um material leve e com alta resistência a impacto. No Brasil, a polícia que possui escudo é chamada de tropa de choque especializada em controlar grandes multidões. Em Portugal a função de controlo policial de multidões compete ao Corpo de Intervenção da Polícia de Segurança Pública, popularmente conhecida como polícia de intervenção. Durante o período da ditadura do Estado Novo, esta força policial era conhecida como polícia de choque. O termo tropa não é utilizado em Portugal e de facto não seria adequado, dado que a PSP é um corpo de polícia civil. A Guarda Nacional Republicana, corpo de polícia militarizada português, possui uma Unidade de Intervenção, que não é utilizada neste tipo de funções.

Referências

  1. Infopédia. escudo. Página visitada em 04/08/2013.
  2. abordagempolicial.com (03/06/2013). Manifestantes tomam escudos de policiais acuados. Página visitada em 04/08/2013.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

External links[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Escudo
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete escudo.
Ícone de esboço Este artigo sobre História Militar é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.