Marcantonio Raimondi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcantonio Raimondi
Marcantonio Raimondi
Nascimento 1480
Molinella
Morte 1534 (53–54 anos)
Bolonha
Cidadania Itália
Ocupação gravador, pintor, ourives, artista gráfico, gravador em placa de cobre
Obras destacadas The Judgment of Paris
Lucretia, a partir de um desenho de Rafael.

Marcantonio Raimondi, ou simplesmente Marcantonio (c. 1480 – c. 1534), foi um gravador italiano, conhecido como o primeiro mestre da gravura na Itália. Sua primeira gravura identificada, Píramo e Tisbe, é de 1505 e dessa data até 1511, Marcantonio gravou cerca de 80 peças, que variam desde temas pagãos e mitológicos até cenas religiosas. Foi influenciado por Dürer, que esteve em Bolonha em 1506, cujas obras eram populares na Itália. Como Giulio Campagnola, tomou emprestado elementos das paisagens de Dürer e traços de Michelangelo.

Realizava cópias de obras de Dürer, inclusive do famoso monograma AD, fato que fez com que o artista alemão entrasse com um processo judicial em Veneza para garantir proteção legal a sua obra - um caso importante na história do direito de propriedade intelectual. Em 1510,

Em 1510, Marcantonio viajou para Roma e juntou-se ao círculo de Rafael, que o treinou e o ajudou pessoalmente. Criaram a chamada Il Baveria, uma escola que teve como alunos Marco Dente (Marco da Ravenna), Giovanni Jacopo Caraglio e Agostino de Musi (Agostino Veneziano).

Marcantonio e seus alunos continuaram a fazer cópias das obras de Rafael até a morte desse último em 1520. Em 1524, Marcantonio foi brevemente preso pelo Papa Clemente VII por ter elaborado o I modi, uma série de gravuras eróticas, a partir dos desenhos de Giulio Romano, com sonetos de Pietro Aretino. Com a intercessão do Cardeal Hipólito de Médici, Baccio Bandinelli e Pietro Aretino, foi solto.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Marcantonio Raimondi

Referências[editar | editar código-fonte]

Informações Biográficas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.