Derby (turfe)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Derby de Epsom, 1901: Volodyovsky vence a William The Third

Derby (ou derbi) em turfe refere-se a uma corrida de cavalos que faz parte da disputa da Tríplice Coroa. A palavra evoca Lord Derby, Sir Edward Smith-Stanley, (Earl of Derby) , um político e turfista inglês que renomeou uma corrida de cavalos realizada em Epson , antes denominada Epsom Oaks, para Derby Stakes , passando a destinar-se a cavalos e 3 anos a partir de 1780 (popularizando-se como Epsom Derby, ou, em portugues, Derby de Epsom).

Na Argentina o derbi é o Gran Premio El Nacional disputado no Hipódromo Argentino de Palermo em Buenos Aires. No Uruguai o derbi é o Gran Premio Nacional disputado no Hipódromo de Maroñas, em Montevidéu. No Chile o derbi é El Derby de Viña del Mar , do Valparaiso Sporting Club disputado no hipódromo deste clube em Viña del Mar.

Nos Estados Unidos da América é famoso o Kentucky Derby, disputado no Hipódromo de Churchill Downs em Louisville. Na Inglaterra é famoso o Derby de Epsom, disputado no Hipódromo de Epsom Downs em Epsom (Surrey) .

No Brasil há :

Grande Prêmio Derby Riograndense[editar | editar código-fonte]

Corrida de galope plano em pista de areia (dirt) do Cristal disputado anualmente em 2400 metros para thoroughbreds machos e fêmeas de tres anos de idade. No seu inicio , no antigo Hipódromo dos Moinhos de Vento, era denominado Grande Premio Cruzeiro do Sul corrido em 2200 metros até sua última edição que ocorreu em 1960 , única no Hipódromo do Cristal. De 1961 em diante, no novo hipódromo, recebeu o nome de Grande Prêmio Derby Riograndense e passou a 2400 metros. Na ocasião era a segunda prova da Tríplice Coroa Riograndese (a terceira era o G. P. Coronel Caminha em 3000 metros). Hoje trata-se da prova final da Triplice Coroa Riograndese, em 2400 metros. [1] Classificada como prova Listed do Brasil.

Grande Prêmio Derby Paranaense[editar | editar código-fonte]

Corrida de galope plano em pista de areia (dirt) do Taruma disputado atualmente em 2200 metros para thoroughbreds de tres anos de idade. Hoje é a prova final da Triplice Coroa Paranaense.[2] Classificada como prova Grupo III do Brasil.

Grande Prêmio Derby Paulista[editar | editar código-fonte]

Corrida de galope plano disputado em pista de grama (turf) de Cidade Jardim atualmente em 2400 metros para thoroughbreds de tres anos de idade. Hoje é a da prova final da Triplice Coroa Paulista.[3] Classificada como prova Grupo I do Brasil.

Grande Prêmio Cruzeiro do Sul (Derby Brasileiro)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Grande Prêmio Cruzeiro do Sul

Corrida de galope plano disputado em pista de grama (turf) da Gavea atualmente em 2400 metros para thoroughbreds de tres anos de idade. Hoje é a da prova final da Triplice Coroa Carioca. Classificada como prova Grupo I do Brasil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. Vencedores do Derby Riograndense
  2. Michelson, Miles. «Thoroughbred Horse Pedigree Query». www.pedigreequery.com. Consultado em 31 de julho de 2018 
  3. Vencedores do Derby Paulista

Ligações externas[editar | editar código-fonte]