Dima Grigoriev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dima Grigoriev
Dima Grigoriev
Nascimento 10 de maio de 1954 (69 anos)
São Petersburgo, Rússia
Cidadania União Soviética
Alma mater Universidade Estatal de São Petersburgo, Instituto de Matemática Steklov
Ocupação matemático, cientista de computação
Prêmios Prêmio Humboldt (2002)
Empregador(a) Universidade Estadual da Pensilvânia
Orientador(a)(es/s) Anatol Slissenko[1]
Orientado(a)(s) Ilya Ponomarenko,[2] Ali Ayad
Instituições Centre national de la recherche scientifique
Campo(s) matemática

Dima Grigoriev (Dmitry Grigoryev; São Petersburgo, 10 de maio de 1954) é um matemático russo. Suas áreas de pesquisa incluem geometria algébrica, computação simbólica e complexidade computacional em álgebra computacional, tendo publicado mais de 160 artigos científicos.[3][4]

Dima Grigoriev nasceu em Leningrado, Rússia, e obteve a graduação em 1976 na Universidade Estatal de São Petersburgo. De 1976 a 1992 trabalhou no Instituto de Matemática Steklov da Academia de Ciências da Rússia.

Em 1979 obteve um doutorado (Candidato de Ciências) em física e matemática com a tese "Multiplicative Complexity of a Family of Bilinear Forms", no Instituto de Matemática Steklov, orientado por Anatol Slissenko. Em 1985 obteve o Doktor nauk com a tese "Computational Complexity in Polynomial Algebra". De 1988 a 1992 foi chefe do Laboratório de Métodos Algorítmicos do Instituto de Matemática Steklov. De 1992 a 1998 foi professor da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Desde 1998 ocupa o posto de Diretor de Pesquisas do Centre national de la recherche scientifique (CNRS), Universidade de Rennes I, e desde 2008 Diretor de Pesquisas do CNRS, Laboratório Paul Painleve University Lille 1 na França.

Foi palestrante convidado (Invited Speaker) do Congresso Internacional de Matemáticos de 1986 em Berkeley, Califórnia.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]